Filtrar


Questões por página:
A maioria das técnicas de reintervenção endodôntica indica o uso de solventes como substâncias auxiliares durante a desobstrução dos canais radiculares. Sobre os solventes para materiais obturadores endodônticos, marque a alternativa CORRETA:
Marque a alternativa INCORRETA sobre os instrumentos endodônticos:
Um dos principais desafios da endodontia é alcançar, por meio da instrumentação, a limpeza e a modelagem do canal curvo, sem alterar a sua anatomia. O uso de instrumentos de níquel-titânio, aliado a novas técnicas e soluções irrigadoras, concorre para que esse desafio seja superado. Sobre o preparo mecânico-químico do sistema de canais radiculares, é CORRETO afirmar que:

A endodontia é uma especialidade cujo sucesso depende da execução correta de diversas etapas, que são interdependentes e de igual importância. Com base no conhecimento da técnica endodôntica, marque nas assertivas abaixo, “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas. Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.

( ) O diâmetro do terço apical de um canal radicular oval pode ser aferido, de forma confiável, pela lima escolhida inicialmente para explorar a anatomia desse canal.

( ) Em acessos coronários através de coroas de porcelana, as brocas carbide são as de escolha, porque penetram facilmente a porcelana, sem trincá-la ou fraturá-la, além de possuírem boa penetração dentinária e em metal.

( ) Restaurações de classe V causam, com frequência, calcificações na câmara pulpar, e a remoção dessas restaurações propicia o acesso direto ao canal radicular calcificado, o que favorece o tratamento endodôntico.

( ) Quando a raiz de um dente possuir dois canais que se unificam, o canal vestibular geralmente é aquele que se direciona diretamente ao ápice e deve ser tratado até esse limite, enquanto o canal lingual será tratado até o ponto da junção com o canal vestibular.

( ) O diâmetro anatômico médio na região apical dos canais mesiais de molares é similar ao diâmetro dos instrumentos com tip 25 ou 30.

A partir da terceira geração de localizadores apicais eletrônicos (LAE), os índices de confiabilidade em mensurar o canal radicular na presença de soluções irrigadoras com potenciais eletrolíticos diferentes têm variado entre 81 e 95% (FOUAD et al.,1993; MEARES et al.,2002). Em relação à odontometria proporcionada pelos LAE, é CORRETO afirmar que: