Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Com referência às estruturas linguísticas do texto III, julgue o item a seguir.

Se a preposição a presente na contração “aos" (l.18) fosse suprimida, a função sintática da expressão “requisitos de notável saber jurídico e idoneidade moral" (l.19) seria alterada, mas a correção gramatical do texto seria mantida.

Julgue o próximo item, com relação ao correto emprego de porque, porquê, por que e por quê.

Em cada eleição se manifesta o desejo de permanência ou mudança. Mudar por quê? Nem todos os porquês são razoavelmente justificáveis. É preciso que cada um reflita seriamente para saber por que quer mudar, ou por que quer a continuidade de determinado grupo no poder.
Julgue o próximo item, com relação ao correto emprego de porque, porquê, por que e por quê.

Alguns prefeitos se reelegem com extrema facilidade. Por que isso ocorre? Por que prefeitos de municípios recém-criados se reelegem com muito mais facilidade do que os demais? Provavelmente, porque têm mais liberdade para gastar e amplas possibilidades de contratar novos funcionários para compor a burocracia local.
mostrar texto associado
Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.

A correção gramatical do texto seria preservada caso se eliminasse a preposição ‘de’ (l.5).
mostrar texto associado
Podemos situar uma primeira fase do centralismo de Estado, em que a tentativa de centralização (outras já haviam fracassado) foi concretizada, sob o regime de monarquia absolutista de Luís XVI, no século XVII.

Considerado o acima transcrito, a substituição que mantém o sentido e a correção originais é a de