Filtrar


Questões por página:
Conforme o Decreto Estadual no 69.118/2024, as edificações e áreas de risco devem ser classificadas quanto à quantidade de carga de incêndio, avaliada em MJ/m2.

As edificações classificadas de potencial de risco baixo são aquelas cujo valor da carga de incêndio máxima é

No tocante às medidas consideradas mais práticas e eficazes de prevenção contra incêndios — que têm como objetivo principal minimizar os riscos, evitar danos e proteger tanto as pessoas quanto os bens materiais —, analise os itens a seguir:


I. A primeira medida a ser tomada ao perceber um princípio de incêndio é tentar apagar as chamas imediatamente, sem inspecionar a segurança do ambiente.

II. O uso de extintores de incêndio deve ser feito de acordo com o tipo de fogo, sendo importante identificar se o incêndio é de classe A, B, C, D ou K.

III. O treinamento contínuo da equipe para o manuseio correto de extintores e sistemas de combate a incêndio é secundário, desde que os equipamentos estejam disponíveis no local.

IV. A evacuação das pessoas no local do incêndio deve ser feita de maneira ordenada e segura, sempre seguindo o plano de emergência estabelecido.


Assinale:

Existem extintores específicos para cada tipo de incêndio. O uso inadequado de um extintor pode colocar vidas em risco ou ser ineficaz no combate ao fogo. A seguir, a coluna da esquerda apresenta alguns tipos de extintores, enquanto a coluna da direita indica os materiais cujos incêndios eles são indicados para combater.

(1) Agente saponificante
(2) Pó químico especial
(3) Gás carbônico
(4) Água

( ) Equipamentos elétricos
( ) Alumínio
( ) Madeira
( ) Óleo de cozinha

A sequência correta, de cima para baixo, é:
No âmbito de um projeto de sistema de combate e prevenção a incêndios para uma edificação comercial de grande porte, a elaboração de um plano de emergência é fundamental. Sobre esse plano, analise as afirmativas a seguir.

I. No plano de emergência deve constar o organograma da equipe de emergências, incluindo o organograma da brigada de emergências.
II. Os materiais que compõem a edificação, bem como sua população fixa e/ou flutuante (incluindo suas características) são dois aspectos a serem considerados na elaboração de um plano de emergência.
III. O plano de emergência deve ser autossuficiente, ou seja, na sua elaboração o corpo de bombeiros, polícias, defesa civil, SAMU e outros agentes públicos de resposta às emergências e à comunidade (principalmente as edificações do entorno) não devem ser considerados.

Está correto o que se afirma em
Conforme a Lei Complementar nº 14.376, de 26 de dezembro de 2013, áreas de risco de incêndio é
Visualizar Questão Comentada