Filtrar


Questões por página:
Ocorreu um acidente com vítima na área central de uma cidade. A vítima é um motociclista com suspeita de ter fraturado a perna. Qual é o procedimento mais seguro a ser adotado até à chegada do socorro adequado?
Na prestação de primeiros socorros, é fundamental avaliar os sinais vitais do acidentado. Dentre as alternativas a seguir, aquela cuja avaliação não corresponde à de um sinal vital é:
Sabemos que a segurança no trânsito é uma questão de convivência social e aprender como realizar primeiros socorros é uma questão de conscientização. Em caso de acidente, como acionar rapidamente o serviço de saúde local e como agir enquanto a ambulância não chega?
A parada cardíaca e a parada respiratória podem ocorrer por diversos fatores, atuando de modo isolado ou associado. Em determinadas circunstâncias, não é possível estabelecer com segurança qual ou quais os agentes que as produziram. Podem ser divididas em dois grupos, e a importância desta classificação é que a conduta de quem está socorrendo varia de acordo com a causa. Assinale a alternativa que corresponde a esses dois grupos.
Conforme o Ministério da Saúde, lesões oculares podem ser produzidas por agentes físicos, tais como: corpos estranhos, queimaduras por exposição ao calor, luminosidade excessiva e agentes químicos, lacerações e contusões. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo sobre exemplos válidos de primeiros socorros

: I. Utilizar medicamentos tópicos (colírios ou anestésicos).
II. Não tentar remover corpos estranhos, mas sim estabilizá-los com curativos adequados.
III. Irrigação ocular com soro fisiológico durante vários minutos em caso de lesões por agentes químicos ou na presença de corpos estranhos.
IV. Oclusão ocular bilateral, com gaze umedecida, mesmo em lesões unilaterais. Esta conduta objetiva reduzir a movimentação ocular e o agravamento da lesão.

Quais estão INCORRETAS?