Filtrar


Questões por página:
No decorrer do século XX, o Brasil experimentou intensas transformações na sua estrutura populacional e no padrão de morbimortalidade. De acordo com o Ministério da Saúde, a partir da segunda metade daquele século a constante queda da taxa de natalidade, mais acentuada que a verificada nas taxas de mortalidade, tem provocado diminuição das taxas de crescimento populacional. Paralelamente, tem-se verificado aumento da expectativa de vida ao nascer, que passou de 45,9 anos em 1950 para 73,0 anos em 2008 (http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2009/a11tb.htm), refletindo o processo de envelhecimento da população, com aumentos contínuos e significativos da população de idosos.
Fonte: BARRETO, Maurício Lima. Esboços para um cenário das condições de saúde da população brasileira 2022/2030. Fundação Oswaldo Cruz. A saúde no Brasil em, v.2030, p.97-120,2013.
Em relação às condições de saúde do brasileiro de uma forma geral, assinale a alternativa CORRETA.
Visualizar Questão Comentada
Existe um grupo de doenças infeciosas, onde as medidas de controle ainda não obtêm resultado satisfatórios. Neste grupo destaca-se uma doença que tem sido objeto de um dos maiores programas de controle realizados no país e tem mobilizado o interesse do público e a mídia. Em função da dificuldade para a eliminação de um mosquito domiciliado e que facilmente se multiplica em diferentes recipientes que armazenam água, particularmente aqueles encontrados nos lixos das cidades como garrafas, latas e pneus, ou mesmo no interior dos domicílios, como em vasos de plantas, têm exigido um esforço substancial do setor saúde. Fonte: BARRETO, Maurício Lima. Esboços para um cenário das condições de saúde da população brasileira 2022/2030. Fundação Oswaldo Cruz. A saúde no Brasil em, v.2030, p.97-120,2013.
A doença acima descrita refere-se à:

Dados de Influenza no Brasil, no ano de 2017 – registrados pelo Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, do Ministério da Saúde – apontam para o crescimento da incidência do subtipo H3N2 do vírus da Influenza. A vacina é a melhor estratégia para prevenir a doença. Porém, pequenas mutações antigênicas geram novos sorotipos (cepas) em relação a uma temporada sazonal para a outra e podem resultar em epidemia devido a essa nova cepa. Por isso, se faz necessário uma nova composição da vacinação anual, pois os anticorpos formados contra as cepas anteriores podem não responder adequadamente contra as cepas novas do vírus.

Fonte: https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/125/2017/04/INFLUENZA-2-de-abril-de_2017-15.pdf


Essas mutações ocorrem rapidamente nos vírus porque possuem

Visualizar Questão Comentada
A febre maculosa também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa brasileira é uma zoonose, ou seja, uma doença naturalmente transmitida entre animais e o homem. Considerada uma doença grave, se não for tratada precoce e corretamente, pode levar a óbito.
(Adaptado de https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2023/06/secretaria-desaude-de-caraguatatuba-alerta-para-cuidados-com-a-febre-maculosa/)

A febre maculosa é causada por
Visualizar Questão Comentada
Segundo Neves (2004), pode-se conceituar epidemia como a: