Filtrar


Questões por página:
Durante a organização dos arquivos de um antigo projeto, um servidor percebe que os documentos foram previamente reorganizados sem respeitar a sequência em que foram produzidos. Para corrigir essa situação e garantir a integridade do fundo arquivístico, o princípio que deve ser aplicado é o:
Qual é o princípio básico da arquivologia que determina a necessidade de preservar a ordem original dos documentos conforme estabelecida por seu criador, para manter o contexto em que foram produzidos?

Sobre os Princípios da Arquivologia, leia o enunciado abaixo e responda:


Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.


O enunciado define o Princípio da:

Visualizar Questão Comentada

Ainda sobre os Princípios da Arquivologia, leia o enunciado e responda:

Esse princípio afirma que os documentos de arquivo refletem as atividades da entidade que os acumulou, seja essa entidade uma pessoa física ou jurídica, a quem estão vinculados organicamente. Isso significa que um documento de arquivo nasce vinculado a alguém (pessoa física ou jurídica) e permanecerá vinculado àquela pessoa até o fim de sua missão.

O enunciado se refere ao Princípio da:

A Arquivologia em seu campo de estudos e formação, é composta de princípios e teorias que baseiam e norteiam a sua atuação. Sobre estes princípios, leia o enunciado abaixo e responda:

Esse princípio trata de fixar a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

O enunciado define o Princípio da: