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Ainda sobre os Princípios da Arquivologia, leia o enunciado e responda:


Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.


O enunciado embasa o Princípio da:

Sobre a descrição arquivística, analise os itens abaixo:

I- Constitui a parte culminante do trabalho arquivístico por concretizar os objetivos da Arquivologia: organizar e dar acesso aos conteúdos de documentos.

II- O trabalho de um arquivo só se completa com a elaboração de instrumentos de pesquisa, que consistem na descrição e localização dos documentos no acervo, e se destinam a orientar os usuários nas diversas modalidades de abordagem de um acervo documental.

III- A respeito dos objetivos e princípios da descrição, há unanimidade; o que também ocorre quanto aos instrumentos de pesquisa e sua elaboração.

IV- A necessidade da existência da fase de descrição arquivística, advinda da arquivologia tradicional, baseia-se na impossibilidade de um usuário ter acesso físico aos documentos de um arquivo, na procura de um documento específico de seu interesse.

V- Para o auxílio ao usuário, não há necessidade de serem criadas representações ou descrições de entidades arquivísticas, onde são gravadas informações sobre atributos e relações registradas nos documentos.

Analisados os itens, estão INCORRETOS:
O conceito segundo o qual a transferência de funções de uma autoridade para outra, resultante de mudanças administrativas ou políticas, implica igualmente na transferência de documentos relevantes ou cópias, a fim de assegurar a continuidade administrativa, é denominado:
SCHELLENBERG (2006) adverte que se cada documento de um arquivo for tirado arbitrariamente do seu contexto e reorganizado por um sistema classificado ou outro qualquer, poderá perder sua integridade como documento da organização e função, perdendo, assim, seu valor
Apesar de algumas releituras da questão na literatura especializada, para FONSECA (2005) o princípio da proveniência ainda figura, na disciplina arquivística, como: