Filtrar


Questões por página:
Para o/a Assistente Social, participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades, constitui:
Visualizar Questão Comentada
O diretor da Instituição em que a assistente social Vivian trabalha deixou sob sua responsabilidade as verbas institucionais direcionadas ao suporte socioassistencial dos usuários lá inscritos. Vivian emprega de forma transparente essa verba, de acordo com as necessidades coletivas dos usuários. Sobre essa ação profissional da Vivian, pode-se afirmar que:
O serviço social é uma profissão inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, sendo a construção de seu fazer realizada a partir de demandas de diferentes segmentos de classe, surgidas na heterogeneidade da vida cotidiana. Para que a prática profissional não se reduza à identificação da demanda e a seu atendimento focalizado, é necessário que o/a assistente social realize:
Visualizar Questão Comentada
Dolores é assistente social na Instituição Y e tem por hábito registrar imagem de seu trabalho junto à população usuária. Ela resolveu realizar uma apresentação pública da pesquisa que executou utilizando, inclusive, o material de imagem coletado. Antes, contudo, a assistente social informou aos usuários acerca de seu intuito. De acordo com o código de ética profissional da/do assistente social, Dolores, ao comunicar sobre o uso da pesquisa e da imagem, cumpriu, junto à população usuária, com um(uma):

Leia as afirmativas a seguir:

I. A violência psicológica contra a mulher é entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação, conforme disposto na Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006.

II. É dever do Assistente Social opor-se a qualquer iniciativa relacionada à habilitação e à reabilitação das pessoas com deficiência e à promoção de sua integração à vida comunitária.

III. Realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade é uma atitude exemplificativa de alienação parental, nos termos da Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010.

Marque a alternativa CORRETA:

Visualizar Questão Comentada