Filtrar


Questões por página:
Para vencer um jogo, um participante deve sortear 3 fichas iguais de um monte formado por 60 fichas. São 3 fichas idênticas com o número 1,3 fichas idênticas com o número 2, e assim sucessivamente até o número 20.
Se todos os sorteios são feitos aleatoriamente e sem reposição de cartas, a quantidade mínima de cartas que um jogador precisa sortear para garantir que vencerá o jogo é igual a
Em uma urna, há quarenta bolas, sendo elas de 4 cores diferentes: duas bolas azuis,12 bolas brancas, 10 bolas verdes e 16 bolas amarelas. Serão sorteadas aleatoriamente 4 bolas dentre as 40, sucessivamente e sem reposição.
A probabilidade de que sejam sorteadas, nessa ordem, uma bola azul, uma branca, uma verde e uma amarela pode ser calculada pela expressão:
Uma urna continha, inicialmente,15 bolas, sendo 5 delas azuis e as demais pretas ou vermelhas. Uma pessoa sorteou uma bola vermelha e a descartou. Em seguida, sorteou uma bola preta e a substituiu na urna por uma bola azul. Após essas intervenções, a chance de se sortear uma bola vermelha na próxima retirada passou a ser de 50%.
O número de bolas pretas na urna, nesse momento, é

Em uma competição, os jogadores devem dar um palpite e, em seguida, realizar duas retiradas, sem reposição, de uma urna com bolas coloridas. Os participantes jogam um a um, e o vencedor da rodada é aquele que acerta seu próprio palpite. Se ninguém acertar, ninguém pontua e inicia-se uma nova rodada. Na urna, há cinco bolas azuis, quatro bolas vermelhas e três bolas brancas. Em sua vez de jogar, João fez o seguinte palpite: retirar uma bola azul e, em seguida, retirar uma bola vermelha.


Qual é a probabilidade de que João vença a rodada com essa jogada?

Uma urna contém bolas idênticas, numeradas de 1 a 80. Uma bola é retirada ao acaso, com igual probabilidade. Qual é a probabilidade de que o número sorteado seja um múltiplo de 5 maior que 20?