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Concurso:
CBM-MS
Disciplina:
Matemática
Das 150 pessoas aprovadas em um concurso público, sabe-se que 135 são homens,30 cursam ou concluíram curso superior e exatamente 10 mulheres concluíram apenas o ensino médio. Tomando-se aleatoriamente um dos nomes da lista de aprovados, a probabilidade de que a pessoa sorteada seja um homem que esteja cursando ou tenha concluído um curso superior é igual a:
Concurso:
CBM-GO
Disciplina:
Matemática
A tabela a seguir descreve os dados referentes ao recebimento de peças provindas de duas diferentes Fábricas: A e B. Sabe-se que a Fábrica A fornece o triplo de peças fornecido pela Fábrica B. Um Inspetor realiza uma visita de rotina que avalia as peças recebidas através da escolha de um lote que contém peças de ambas as fábricas.
O quantitativo desse lote está descrito no seguinte quadro:
Uma peça desse lote é escolhida aleatoriamente durante a inspeção.
Portanto, pode-se afirmar que a probabilidade dessa peça ser defeituosa é, em percentual, de aproximadamente,
No estoque de uma papelaria há canetas azuis e vermelhas sendo que dentre as azuis 25% estão com defeito e dentre as vermelhas,5% estão com defeito. Retirando-se ao acaso uma caneta azul e uma caneta vermelha do estoque dessa papelaria, a probabilidade de que ambas estejam defeituosas é:
Concurso:
CBM-DF
Disciplina:
Matemática
Um jogo de tabuleiro possui as seguintes regras para um confronto entre os jogadores: - o vencedor do confronto é decidido em um aplicativo que gera um valor aleatório de 1 a 3; - para o jogador atacante são gerados 2 valores, enquanto para o jogador defensor é gerado apenas 1 valor; - o maior valor do jogador atacante é comparado ao valor do jogador defensor. Se o maior valor do jogador atacante for maior que o valor do jogador defensor, o jogador atacante vence. Caso contrário, o jogador defensor vence (incluindo se os valores forem iguais). A probabilidade do jogador atacante ganhar um confronto é:
Concurso:
CBM-DF
Disciplina:
Matemática
Para um dado de seis faces viciado, a probabilidade de sair um número de 1 a 4, em qualquer lançamento, é de 80%. Logo, realizando-se três lançamentos sucessivos, a probabilidade de sair 5 ou 6 somente no terceiro lançamento é, em %: