Filtrar


Questões por página:

Leia o poema a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Oswald de Andrade, Pau-Brasil.1925.


A base, para a compreensão do poema Pronominais, de Oswald de Andrade, a partir da intencionalidade discursiva do eu lírico, é um(a)

Os trechos são copiados do texto jornalístico "Paulista se acha melhor que resto do Brasil por herança europeia e passado bandeirante, diz sociólogo" do site do jornal BBC News Brasil. Identifique o trecho que apresenta erro de concordância verbal.
Leia o fragmento do texto jornalístico a seguir.

Qual é a melhor tarântula para iniciantes? Como criar uma sling (filhote de aranha)? Como montar um terrário?

Essas perguntas aparecem em vídeos virais nas redes sociais, com dezenas de milhares de visualizações (em alguns casos, milhões).

Elas explicitam o interesse crescente de brasileiros pela criação de aranhas, especialmente tarântulas — um animal silvestre cuja manutenção em cativeiro é crime no Brasil, com pena de multa e detenção de até um ano.

O mercado clandestino de aranhas movimenta milhões de reais, com opções inclusive de vendas parceladas — tem espécie que chega a ser vendida por R$ 1,2 mil — e realização de rifas
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c1e7y1wp9 q2o

O trecho que apresenta uso coloquial da língua portuguesa, fugindo da norma culta, é:

Observe a seguinte frase:

“Faltou, naquele comício esvaziado, os argumentos que sustentavam o discurso do candidato.”

Em relação à norma culta da língua portuguesa, é correto afirmar que:

Assinale a alternativa em que a forma plural do substantivo está empregada de maneira inadequada, segundo a norma culta: