Filtrar


Questões por página:
Assinale a opção em que o vocábulo mais tem valor de quantidade e não de intensidade.
mostrar texto associado
As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:
Quanto à colocação pronominal, assinale abaixo a alternativa que apresenta erro, de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
Complete as lacunas com porque, por que, porquê ou por quê.


"Implorava por ajuda para fazer a tarefa que tinha sido passada por ela, __________ não estava entendendo nada. O que havia ali para ele estar tão reativo? Quando sentei para ajudá-lo, entendi o __________ do desgosto do menino. Aquela tarefa só podia ter sido elaborada por quem não gosta de poesia, ___________ era um intragável exercício de contar linhas, sílabas, versos, rimas, como se um poema fosse um pacote de regras e normas de versificação. Como se ligar a algo que é tão distante do prazer de 'afagar um cão'? Era preciso oferecer um antídoto urgente ao meu filho, mostrar que é possível gostar de poesia."


(Disponível em: https://revistacontinente.com.br/secoes/vespera/wislawa--porque-algun s-gostam-de-poesia. Acesso em 10 nov.2024. Adaptado.)
"_________ visão inicial, a moqueca, não passa de um sonho. Fantasia. ___________ apenas como objeto da imaginação. Na imaginação tudo acontece magicamente, imediatamente. O simples desejo faz __________ coisa acontecer. Mas acontece que moquecas sonhadas não podem ser comidas. Não dão prazer ___________ ninguém. [...] A culinária é a arte de transformar sabores sonhados em sabores reais."

No excerto, de Rubem Alves, em Variações sobre o prazer, a sequência que preenche corretamente as lacunas é: