Filtrar


Questões por página:
Durante a realização de exames convencionais com o uso de películas radiográficas pode ocorrer um fenômeno chamado artefato de imagem. Sobre o assunto exposto, analise as afirmativas.
I. Existem artefatos de processamento, artefatos de exposição e artefatos de manipulação e armazenamento.
II. Os artefatos de exposição são associados com a maneira de como o técnico em radiologia conduz o exame.
III. A compatibilidade errada da combinação tela-filme, o contato ruim tela-filme e o posicionamento inadequado da grade podem levar a artefatos de exposição.
IV. A preparação imprópria do paciente pode levar a artefatos incômodos, já que ocorrem quando o técnico em radiologia instrui e prepara o paciente inadequadamente.

Estão corretas as afirmativas.
Devido à sobreposição de estruturas na imagem, a anatomia de interesse deve ser radiografada em duas posições, ortogonais entre si. Além dessas posições de rotina, o exame radiográfico das mãos, por exemplo, também conta com incidências oblíquas. Quanto à qualidade da imagem radiográfica, o fator de exposição que controla os contrastes fortes é:
Imagens radiográficas e sombras projetadas são formadas com base em princípios geométricos similares, como a relação de distâncias entre objeto, fonte emissora e anteparo. Desajustes na distância entre esses elementos pode causar distorções no tamanho original do objeto na imagem projetada. Para reduzir a distorção no tamanho da imagem radiográfica, com o tubo de raios X parado, deve-se considerar que:
Ampère (A) é a unidade de medida para a intensidade de uma corrente elétrica. No tubo de raios X, quanto maior a amperagem, maior o número de fótons produzidos. Na qualidade de imagem, a miliamperagem por segundo (mAs) é o produto da corrente pelo tempo e, em valores altos, pode aumentar o enegrecimento de tecidos menos densos, como a gordura. Em um exame de tórax em PA, no qual é preciso utilizar 6 mAs e 200 mAno painel de comando, o tempo de exposição deve ser de:
O processamento químico converte a imagem latente em imagem visível no filme radiográfico. Na etapa de revelação, a solução química enegrece os cristais ionizados pelos raios X. Na etapa de fixação, a solução química remove os cristais não sensibilizados, clareando a película. Após lavagem e secagem, a radiografia já está pronta para manuseio. Sobre a composição das soluções químicas, o agente redutor: