Filtrar


Questões por página:
Além de poluir o meio ambiente, o processamento químico consome muitos insumos, pois requer películas virgens e troca constante dos químicos. Um sistema totalmente digital, por sua vez, demanda um alto investimento. Uma alternativa é manter o mesmo aparelho de raios X e substituir a processadora por um leitor CR, que digitaliza a imagem radiográfica por escaneamento a laser da placa de imagem. Nesse sistema alternativo, a camada radiossensível utilizada para gerar a imagem latente é composta de:
No processamento de filmes radiográficos, é necessário que o revelador esteja entre as temperaturas de:
Atualmente, o sistema de Radiologia Digital Direta é o mais moderno no diagnóstico radiográfico. O equipamento é totalmente digital, integrado ao sistema de rede local da unidade hospitalar e remoto, funcionando por meio de sistemas PACS em nuvem. Além disso, não depende de leitura, pois a imagem é formada diretamente em detectores, que ficam fixos na mesa de exames e na estativa vertical. Com relação a esse sistema de Radiologia, pode-se afirmar que:
No processamento radiográfico realizado com soluções químicas, agentes específicos atuam em cada etapa. Por exemplo, na revelação, agentes ativadores amolecem a emulsão para que os agentes redutores alcancem os haletos de prata. Além disso, outros agentes atuam para evitar a oxidação da solução e o inchaço excessivo da emulsão. Considerando essas informações, pode-se afirmar que os agentes redutores:
Um objeto quadrado, com 50 cm de comprimento, totalmente em contato com o receptor de imagem, foi radiografado por um tubo de raios X posicionado a uma distância foco-anteparo (DFoA) de 1,5 m. Nesse caso, o tamanho da imagem projetada produzida no receptor de imagem será de: