Filtrar


Questões por página:
Imagens radiográficas e sombras projetadas são formadas com base em princípios geométricos similares, como a relação de distâncias entre objeto, fonte emissora e anteparo. Desajustes na distância entre esses elementos pode causar distorções no tamanho original do objeto na imagem projetada. Para reduzir a distorção no tamanho da imagem radiográfica, com o tubo de raios X parado, deve-se considerar que:
Ampère (A) é a unidade de medida para a intensidade de uma corrente elétrica. No tubo de raios X, quanto maior a amperagem, maior o número de fótons produzidos. Na qualidade de imagem, a miliamperagem por segundo (mAs) é o produto da corrente pelo tempo e, em valores altos, pode aumentar o enegrecimento de tecidos menos densos, como a gordura. Em um exame de tórax em PA, no qual é preciso utilizar 6 mAs e 200 mAno painel de comando, o tempo de exposição deve ser de:
O processamento químico converte a imagem latente em imagem visível no filme radiográfico. Na etapa de revelação, a solução química enegrece os cristais ionizados pelos raios X. Na etapa de fixação, a solução química remove os cristais não sensibilizados, clareando a película. Após lavagem e secagem, a radiografia já está pronta para manuseio. Sobre a composição das soluções químicas, o agente redutor:
Radiografias permitem observar apenas duas dimensões em uma mesma imagem. Nas projeções frontais (AP ou PA), visualizam-se altura e largura, mas não a profundidade. Nas projeções laterais, observam-se apenas profundidade e altura. Ao radiografar um joelho esquerdo em perfil, com a porção externa em contato com o receptor, a incidência do raio central deve ser:
Além de poluir o meio ambiente, o processamento químico consome muitos insumos, pois requer películas virgens e troca constante dos químicos. Um sistema totalmente digital, por sua vez, demanda um alto investimento. Uma alternativa é manter o mesmo aparelho de raios X e substituir a processadora por um leitor CR, que digitaliza a imagem radiográfica por escaneamento a laser da placa de imagem. Nesse sistema alternativo, a camada radiossensível utilizada para gerar a imagem latente é composta de: