Filtrar


Questões por página:
Sobre sua proposta de clínica ampliada, Campos (1997) discorre: “[...] partindo de Basaglia, creio, importante, buscar-se uma nova dialética entre sujeito e doença. Nem a antidialética positivista da medicina, que fica com a doença, descartando-se qualquer responsabilidade pela história dos sujeitos concretos, nem a revolta ao outro extremo: a doença entre parênteses, como se não existisse, quando, na verdade, ela está lá, no corpo, todo o tempo, fazendo barulho, desmanchando o silêncio dos órgãos. A doença está lá, dependendo dos médicos e da medicina, é verdade, mas também independente da medicina; dependente da vontade de viver das pessoas, com certeza, mas também independente da vontade dos sujeitos. Está lá, simplesmente, enquanto processo humano de nascer, crescer, gastar a vida, minguar e morrer.”
Assinale a alternativa que corretamente corresponde à proposta de clínica ampliada.
Com base na Lei nº 10.741/2003, é assegurada a atenção integral à saúde do idoso por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde. Sobre as ações que efetivam a prevenção e manutenção da Saúde do Idoso, assinale a alternativa incorreta.

Em relação a diagnóstico diferencial e psicologia da saúde, julgue o item a seguir.


O objeto epistemológico da psicologia da saúde é a doença física, com definição própria e métodos de intervenção e de avaliação análogos aos da psicologia clínica.

Em relação a diagnóstico diferencial e psicologia da saúde, julgue o item a seguir.


Deve-se considerar no diagnóstico diferencial a apresentação psiquiátrica típica no padrão de sintomas de uma condição médica geral.

Em relação a diagnóstico diferencial e psicologia da saúde, julgue o item a seguir.


A psicologia da saúde muitas vezes é um apoio psicológico breve, com limitações, sendo o cliente normalmente o médico que o solicitou para ajuda ao paciente.