Filtrar
14 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 3
Questões por página:
A Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
A respeito dos padrões de potabilidade definidos nessa portaria, analise as afirmativas a seguir:
I. Em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede) ou pontos de consumo, deverá atender ao valor máximo permitido de 1,0 uT para turbidez.
II. É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede) e nos pontos de consumo.
III. No controle da qualidade da água, quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais, ações corretivas devem ser adotadas pelo responsável pelo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) ou Solução Alternativa Coletiva (SAC), e novas amostras devem ser coletadas em dias imediatamente sucessivos até que revelem resultados satisfatórios.
IV. Quando for identificada média geométrica móvel dos últimos 12 meses de monitoramento maior ou igual a 1.000 Escherichia coli/100mL, deve-se avaliar a eficiência de remoção da Estação de Tratamento de Água (ETA) por meio do monitoramento semanal de esporos de bactérias aeróbias.
Estão corretas as afirmativas
Considerando os critérios de avaliação do TRL, e sabendo-se que (i) os princípios científicos foram validados em artigos publicados, (ii) um protótipo laboratorial funciona em condições controladas, (iii) testes iniciais em ambiente simulado apresentaram eficiência de 70% da meta e (iv) ainda não houve integração com sistemas industriais, a alternativa que melhor define o estágio de maturidade dessa tecnologia é a seguinte:
Em relação ao alto forno, é correto afirmar:
I. O UHP atua aplicando pressões de até 600 MPa de forma isostática, o que permite a inativação microbiana sem a necessidade de aquecimento significativo.
II. A aplicação de UHP é limitada a alimentos líquidos, já que alimentos sólidos não suportam deformações reversíveis durante a compressão.
III. Microrganismos esporulados, como Clostridium botulinum, são totalmente inativados por UHP, mesmo na ausência de calor.
IV. O UHP preserva compostos termossensíveis como vitaminas, pigmentos e compostos voláteis, o que é uma vantagem em relação a métodos térmicos convencionais.
V. O processamento por UHP pode influenciar a textura e as propriedades reológicas de proteínas e polissacarídeos, induzindo desnaturação e/ou geleificação.