Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Os métodos de escalonamento de processos preemptivos e não preemptivos se diferenciam pelo componente que decide o momento em que o sistema operacional recupera o uso do processador. No primeiro caso, o sistema operacional decide parar de executar um processo após a passagem de um intervalo de tempo fixo; no segundo, é o próprio processo que, encerrando sua execução ou ficando bloqueado à espera de outro processo ou de um dispositivo de E/S, retorna o controle do processador ao sistema operacional.
Com relação às características e funções básicas de um sistema operacional, julgue os itens seguintes.

Em um ambiente com múltiplos threads (multithread), não é necessário haver vários processos para se implementarem aplicações concorrentes.
mostrar texto associado
Um programa carregado na memória e em execução é denominado processo. Nos sistemas operacionais de tempo compartilhado e nos multiprogramados, os jobs devem ser mantidos na memória ao mesmo tempo que são executados e, por isso, o sistema deve prover recursos de gerência de memória e proteção.
Acerca dos conceitos básicos de sistemas operacionais Windows, julgue os itens subsecutivos.

Durante o período em que está funcionando, o kernel do Windows XP permanece na memória, e sua execução nunca é preemptada.
mostrar texto associado
Um processo é a unidade de trabalho na maioria dos sistemas. Embora, tradicionalmente, um processo tenha apenas uma thread de controle enquanto é executado, a maioria dos sistemas operacionais modernos admite processos com múltiplas threads. Nesse último caso, as threads compartilham o mesmo espaço de endereçamento do processo, mas cada thread tem o seu próprio conjunto de registradores.