Filtrar


Questões por página:
A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
O objetivo é oferecer aos leitores um texto que difira da concorrência, uma vez que as empresas jornalísticas receberam o mesmo release do Ministério da Saúde. Segue o lead: “Embora o Coronavírus seja menos letal do que Sars e Mers, ele é mais contagioso. Até o momento, a taxa de letalidade, ou seja, a quantidade de pessoas mortas em relação às diagnosticadas, é de 3,4%. Importante, no entanto, é considerar o número de infectados, já que em menos de 90 dias ele já foi registrado em 100 países e infectou mais de 100 mil pessoas“.
Foi utilizado pelo redator nessa matéria de serviço que versa sobre saúde pública o seguinte lead:
Em um jornal impresso, acima dos títulos das matérias, é comum o uso de sobretítulos. Esse recurso editorial precede, portanto, o título principal e seu objetivo é complementar a informação. Também é conhecido como chapéu ou antetítulo e é compreendido como um título auxiliar.
Do mesmo modo, em sites noticiosos, os sobretítulos aparecem na homepage, acima dos títulos principais.
Tanto na publicação impressa como no site de notícias online, visualmente é possível distinguir as duas modalidades de titulação por meio do/de:
De modo geral, assim como o lead sintetiza os principais elementos do acontecimento, o título da matéria resume ainda mais o ocorrido. Da mesma maneira, quando elaboramos um espelho para um programa ao vivo, por exemplo, podemos nos valer de um recurso que servirá para orientar, por afinidade temática, a disposição das matérias em blocos. Desse modo, o repórter deverá elaborar e entregar ao produtor do programa duas ou três palavras-chave que digam respeito à pauta já apurada.
Se em jornalismo impresso esse termo pode designar uma página de jornal ou uma seção e vem escrita em caixa alta, em jornalismo audiovisual é empregada a expressão:
Em uma página de revista semanal de informação existem quatro matérias. Elas foram redigidas de acordo com a estrutura de pirâmide invertida e todas as matérias mencionadas também contam com a estrutura conhecida como sublead.
Dessa maneira, a soma dos leads e subleads é igual a: