Filtrar


Questões por página:

Atualmente, o perfil de um bibliotecário de referência não considera apenas a educação ou o tratamento cordial à comunidade de usuários, é preciso prever suas necessidades, surpreender e ir além de suas expectativas. Também é necessário estabelecer um canal de comunicação no qual as críticas e sugestões sejam transformadas em especificações de melhores produtos e serviços. Os usuários esperam mais do que cortesia, querem serviços que atendam ou superem suas expectativas. O atendimento de qualidade é um serviço que pode ser considerado eficiente quando proporciona satisfação e as necessidades são prontamente atendidas.

Diante dessa importante mudança do perfil, identifique com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas, as competências necessárias que o bibliotecário de referência deve ter:

( ) Conhecimento do acervo existente, de repositórios e fontes bibliográficas das áreas de conhecimento demandadas pelos usuários e grupos de pesquisa institucional, associado ao uso de ferramentas de busca bibliográfica adequadas ao perfil de pesquisa institucional.

( ) Fortalecimento do network com membros de comunidades relacionadas às áreas de interesse institucional e dos usuários, a partir da análise das redes de cooperação e compartilhamento de dados e informações científicas disponíveis.

( ) Gestão da informação focada nas demandas dos usuários, compartilhando com os demais setores a identificação dos temas mais pesquisados e as demandas informacionais dos projetos institucionais e suas necessidades informacionais, como, por exemplo, a bibliografia utilizada nos cursos e nas linhas de pesquisa institucional.

( ) Desenvolver um relacionamento mais próximo com alunos, professores e comunidade em geral, orientando e mediando o processo de busca e recuperação da informação que, associado à capacitação de usuários, garantirá a formação de pesquisadores autônomos.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Ao buscar um bibliotecário no mercado, as instituições têm selecionado profissionais com perfil cada vez mais inovador e conectado com o mundo globalizado da informação e com as novas tecnologias da informação. Essa preferência está diretamente ligada ao conceito de que a capacidade de atendimento de uma biblioteca não deve se limitar ao tamanho de seu acervo. A partir deste conceito, analise as afirmativas a seguir, considerando os aspectos essenciais para um perfil de sucesso para o serviço de atendimento.


I. Inovador - buscar no novo a solução de antigos problemas, propor serviços e produtos diferenciados, customizar informação, buscar novas alternativas, materiais, parceiros e conteúdos para disseminação da informação.


II. Formação continuada - buscar o desenvolvimento de novas competências e habilidades.


III. Menos tecnicista - menor foco nos processos técnicos, utilizando e explorando toda a potencialidade das novas tecnologias para analisar as possibilidades de aplicação em sua biblioteca em prol do usuário.


IV. Interdisciplinaridade - associar-se a profissionais de outras áreas para um trabalho interdisciplinar, usufruindo do conhecimento para o desenvolvimento mútuo.


V. Gestão da informação e do conhecimento - analisar as demandas da produção científica institucional, frente à disponibilidade de informações nas comunidades científicas, captando o máximo de conhecimento produzido por estes segmentos.


Estão CORRETAS as afirmativas:

MILANESI (2002) afirma que o profissional que atua em serviços de informação para a universidade está, por suas atribuições no contexto atual, entre dois tipos de bibliotecário:
Quando se observa o perfil do usuário de bibliotecas universitárias, constata-se que uma maioria expressiva usa a INTERNET para diferentes fins, sendo profissionalmente oportuno o desenvolvimento de serviços bibliotecários para esse público com base nesse recurso. Nessa situação se destaca a condição do bibliotecário como um profissional que não apenas usa a internet para acesso a conteúdos, mas que também, por meio dela, provê produtos e serviços de informação. A maioria das bibliotecas universitárias brasileiras já oferece, via INTERNET,
Denis Grogan elaborou um processo de referência que tem sido utilizado como guia estruturante para o desenvolvimento do Serviço de Referência e Informação (SRI) em bibliotecas. Esse processo é constituído de oito etapas com ações e características específicas. A figura ilustra a dinâmica enumerada com a respectiva identificação de cada uma das etapas do processo de referência proposto por Grogan. Tomando como base, especificamente, o processo de referência idealizado por Grogan, assinale a alternativa em que acontece a entrevist referência, ou seja, o momento estratégico na relação do bibliotecário com o usuário para realizar a ação interativa (presencial ou remota), visando a identificar os recursos informacionais compatíveis ao interesse desse requerente.
Imagem associada para resolução da questão