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Um quadrado mágico é uma tabela quadrada de números em que a soma (soma mágica ou constante mágica) dos números de cada linha, cada coluna e nas duas diagonais é sempre igual, sendo que nenhum dos números se repete. Um quadrado mágico de ordem 3 pode ser formado a partir dos nove termos de uma Progressão Aritmética (P.A.). No quadrado mágico de ordem 3, o termo central do quadrado corresponde ao termo médio da P.A. Considere a P.A. (3,8, ...) de nove termos, que será usada para formar um quadrado mágico de ordem 3. Na metade da primeira linha do quadrado mágico, escreve-se número 3 (primeiro termo da P.A.) e na casa mais baixa da terceira coluna, escreve-se o número 8 (segundo termo da P.A.), como mostrado a seguir.



Imagem associada para resolução da questão


Adaptado de: Revista do Professor de Matemática. PAINEL IV. BARROS, Augusto M. de. O Método Hindu para a construção de quadrados mágicos. RPM n.º 103,1º semestre, ano 40, 2021, p.17-20.
Sabendo-se que no quadrado mágico de ordem 3 apresentado, a constante mágica é igual a 69. Qual número deve ocupar a casa identificada pela letra x?
O auditor de uma confecção de calças está analisando suas vendas ao longo dos 12 meses de 2024 e percebeu que as quantidades mensais de peças vendidas formam uma progressão, sendo que, no primeiro mês foram vendidas 5 mil unidades e, a cada mês, as vendas aumentaram em 250 unidades. Qual foi o total de peças vendidas em todo o ano de 2024?
Em uma progressão aritmética o primeiro termo vale 15 e o décimo quinto termo vale 57, logo a sua razão vale:
Bruno começou a guardar dinheiro para comprar um presente para sua mãe, seis meses antes do aniversário. No primeiro mês, ele guardou R$ 100,00 e nos meses seguintes, decidiu aumentar o valor poupado em R$ 50,00 a cada mês. Se Bruno mantiver esse padrão, quanto ele terá que guardar no décimo segundo mês?
No início de um jogo de cartas, o jogador recebe do dealer (distribuidor de cartas) 20 cartas. Após o início do jogo, no primeiro minuto, o jogador entrega ao dealer uma carta; no segundo minuto, ele recebe do dealer duas cartas; no terceiro minuto, ele entrega ao dealer três cartas; e assim sucessivamente, de tal forma que, no m-ésimo minuto, o jogador receberá m cartas, se m for par, ou entregará m cartas, se m for ímpar.
Considerando essas informações, julgue o próximo item.
Do décimo primeiro minuto até o quadragésimo quinto minuto após o início do jogo, o jogador terá recebido do dealer mais de 450 cartas.