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Considere uma progressão geométrica com termo inicial igual a 1 e razão igual a 2, e uma progressão aritmética com termo inicial igual a 16 e razão igual a 8. Assinale a alternativa correta sobre os valores dos eventuais termos em comum destas progressões.
Na história da matemática, estudamos os números figurados, por exemplo: triangulares, quadrados, pentagonais e outros. Ao observar a imagem abaixo, que mostra os números triangulares, determine qual a quantidade de pontos dos números T8 + T10.
O valor do número real b para o qual existe uma progressão geométrica cuja soma dos n primeiros termos, para qualquer número inteiro positivo n, é igual a 3n+1 + b é
Considere a sequência (an) definida como segue:
a1 = 1 a2 = 1 + 2 a3 = 2 + 3 + 4 a4 = 4 + 5 + 6 + 7 a5 = 7 + 8 + 9 + 10 + 11 .................................. ..................................
Observe que o termo an é a soma de n inteiros consecutivos. Nessas condições o termo a11 é igual a

A respeito de história da matemática, julgue o item subsequente.


Em um dos paradoxos do filósofo Zenão é contada a história do herói Aquiles, que disputa uma corrida com uma tartaruga. Nessa corrida ambos desenvolvem velocidades constantes, mas a razão entre a velocidade da tartaruga e a de Aquiles é da forma 1/m, em que m > 1. Aquiles, por ser mais rápido, permite que a tartaruga largue na sua frente e, depois de ela ter percorrido d1 metros, ele inicia a sua corrida. Depois de certo tempo, o herói percorreu essa distância de d1 metros; a tartaruga havia percorrido mais d2 metros. Na etapa seguinte, repete-se o processo e Aquiles percorre essa distância de d2 metros, enquanto a tartaruga percorre mais d3 metros. Considerando que esse processo continue, Aquiles será capaz de ultrapassar a tartaruga depois de percorrer uma distância igual a d1 × m /[m - 1].