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Num estabelecimento educacional, o assistente social foi requisitado para realizar abordagens individuais, com os estudantes e suas famílias, vinculadas às políticas de assistência estudantil, concessão de bolsas e definição das condições de acesso e permanência na educação escolarizada.
Em consonância com a perspectiva ético-política de ampliação e consolidação da cidadania, essas abordagens devem
Para projetar um sistema de mobilidade urbana, um consórcio construtor do projeto solicitou ao assistente social o planejamento da remoção dos moradores de uma localidade, de modo a impactar o mínimo possível as suas vidas. Considerando a dinâmica contraditória dos interesses diversos, o profissional criou um comitê, por meio do qual foi coletivamente debatida a realização das obras do consórcio frente às reivindicações dos moradores, visando a assegurar os seus direitos.
Ao absorver a demanda institucional com base no direcionamento ético-político da profissão, o assistente social
Atuando na política de educação, os assistentes sociais buscaram estender o horizonte político-pedagógico das abordagens individuais e grupais voltadas para discussões de temáticas restritas aos processos da educação escolarizada e/ou dominadas por discursos hegemônicos pragmáticos e de adaptação social. Estabeleceram vínculos orgânicos com os conhecimentos e com as ações coletivas gerados nas instâncias de controle social, nos fóruns das demais políticas públicas e na consolidação da esfera pública.
Desse modo, juntamente com outros sujeitos, a atuação dos assistentes sociais se tornou estratégica para a educação na luta pela
O projeto ético-político do serviço social tem como desafio se tornar um guia para o exercício profissional, consolidando-se por meio de sua implementação efetiva. A sustentação a esse projeto é dada pelas dimensões:
Segundo a obra “A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social” (NETTO,2006), e considerando o Código de Ética do Assistente Social, é correto afirmar que: