Filtrar


Questões por página:
De acordo com a NBR 12721:2006, o termo “R8 – Padrão baixo” refere-se a qual composição de edifício?

Quanto à representação em projetos de arquitetura, julgue o item.


As cotas devem ser indicadas utilizando-se o sistema métrico de medidas; em um único desenho, deve-se utilizar a mesma unidade de medida.

O projeto de arquitetura é um processo desenvolvido em etapas e regulamentado pela NBR 13.532, que deve garantir o bom desenvolvimento dos elementos presentes a um projeto de Arquitetura e Urbanismo. Dentre as abordagens possíveis são estabelecidas um conjunto de etapas no processo de desenvolvimento de um projeto. Essas etapas são sequenciais e a depender da complexidade e das exigências do projeto, algumas podem ser omitidas. Supondo que o projeto seja de alta complexidade e que todas as etapas previstas sejam cumpridas, a opção que representa a ordem e as etapas corretas do processo de projeto de arquitetura conforme a norma citada é:
A Arquitetura pode ser compreendida como uma área do conhecimento basicamente criativa, ou seja, ela trata substancialmente de objetos construídos segundo leis e condições que implicam na concepção prévia do objeto, isto é, na sua idealização. Possibilitar o entendimento, por parte dos executores, da imagem mental elaborada pelo arquiteto é fundamental, e por essa razão, no Brasil, a representação técnica exerce uma função muito importante, pois deve seguir normas e parâmetros estabelecidos pela ABNT, - Associação de Normas Técnicas. Dentre as finalidades principais da ABNT, podemos destacar como fundamental:
Muitos arquitetos usam a contextualização para estabelecer uma conexão clara do terreno com o conceito proposto, de forma que a edificação resultante esteja integrada e praticamente camuflada em seu ambiente. Outras propostas reagem ao meio, fazendo com que a edificação seja claramente distinta e desconectada de seu entorno. Em ambos os casos, a questão fundamental é que o contexto tenha sido estudado, analisado e considerado de maneira deliberada e clara. Sobre as análises e leituras do contexto, entorno e de terrenos que darão espaço para o desenvolvimento de projeto arquitetônico, analise os itens a seguir:

I A pesquisa sobre os aspectos de conforto como: insolação, orientação solar e sombreamento também compõe a leitura e análise de entorno e de terreno.
II A pesquisa sobre disponibilidade e disposição de transportes públicos ocorre apenas para projetos voltados a áreas centrais das cidades, em que esse tipo de transporte é mais solicitado.
III O levantamento topográfico e a marcação dos principais elementos existentes no terreno e seu entorno é fundamental para compreender a condição físicas do lugar.
IV A leitura dos usos do solo da região garante o entendimento das dinâmicas locais e, consequentemente, contribui para o entendimento de algumas demandas sociais.
V A pesquisa sobre os aspectos ambientais pode ser útil para melhor entender de que maneira o edifício pode ser implantado no terreno proposto.

A opção que reúne os itens corretos é: