Filtrar


Questões por página:
O excerto abaixo traz algumas formas pronominais destacadas.
“Os professores me chamavam de estrábico. Mas os meus colegas da escola me chamavam — pelas costas, é claro —de caolho, zarolho, mirolho.
Certa ocasião eu fui falar com uma garota e ela olhou para mim e caiu na gargalhada. Sofri muito com aquilo. E passei a andar à sorrelfa, para que não percebessem o meu defeito. Nunca mais olhei o meu rosto num espelho. Fazia a barba no chuveiro, o que aliás era uma boa ideia, água quente — eu tomo banho com a água fervendo — amacia os pelos do rosto e a raspagem é fácil e perfeita.”
(FONSECA, Rubem. Devaneio. In:______. Histórias curtas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,2015.)
A classificação desses pronomes, na ordem em que aparecem, é:
Visualizar Questão Comentada
Julgue o item subsequente.

De acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), os pronomes podem ser classificados em: pessoal: reto, oblíquo (reflexivo, não reflexivo); de tratamento; possessivo; demonstrativo; impreciso; interrogativo; relativo.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Os pronomes “que” destacados no texto referem-se, respectivamente, a
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Este processo é conhecido como a reação de Maillard, que faz o alimento adquirir a coloração marrom e gere aquele sabor característico de coisa queimada.
Na frase em questão, encontram-se, respectivamente, os pronomes:

Julgue o item subsequente.


A função sintática de um termo pode ser expressa por diferentes elementos, como preposições, pronomes e conjunções. Por exemplo, um complemento nominal pode ser introduzido por uma preposição.