Filtrar


Questões por página:

Considere as proposições:

I. (P ^ ~Q) ↔ (~P v R)

II. (P → ~Q) ↔ ((P v R) ^ Q)

III. ((P ^ Q) → R) → (P → (Q → R))

Se os valores lógicos das proposições P, Q e R são Falso, Falso e Verdadeiro, respectivamente, então os valores lógicos das proposições I, II e III são, respectivamente

Classifique cada uma das afirmativas a seguir como (V) verdadeira ou (F) falsa:
( ) Existem proposições que admitem dois ou mais valores lógicos. ( ) Se a negação de uma proposição Q é contingente, então Q é uma tautologia. ( ) As condicionais P→ Q e ∼Q → ∼Psempre são equivalentes. ( ) Aconjunção de tautologias é um proposição contingente.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
Considere C uma contradição, B uma tautologia e Auma proposição contingente. Qual o valor lógico da proposição P: ( A∧ ∼B ) ∨ ( C → ∼A) ?

Julgue o item que se segue.


Dadas apenas as proposições “nenhum engenheiro é advogado” e “algum advogado é professor”, do ponto de vista da lógica, é válido concluir que algum professor não é engenheiro.

Considere que a proposição “Gilda não está grávida” é verdadeira e que a proposição “Marcondes sabe lógica” é falsa. Dessa forma, as proposições “Se Gilda está grávida, então Marcondes não sabe lógica” e “Marcondes sabe lógica ou Gilda está grávida” possuem, respectivamente, os seguintes valores lógicos: