Filtrar


Questões por página:
A propósito de saúde e segurança do trabalho, julgue os seguintes itens.

A medicina do trabalho nasce com a administração científica, baseada no método taylorista e no fordista, que impunham a necessidade do operário sadio, com baixo índice de absenteísmo e alta produção, segundo referencial biológico voltado à seleção dos mais aptos e ao atendimento in locu dos trabalhadores “acometidos” com vistas ao retorno, sem demora.
A propósito de saúde e segurança do trabalho, julgue os seguintes itens.

O exame médico admissional deverá, em geral, ser realizado antes de o trabalhador iniciar suas atividades na empresa; porém, em casos excepcionais, é facultada sua realização até a data que antecede o final do período de experiência.
A propósito de saúde e segurança do trabalho, julgue os seguintes itens.

Fazer uma lista indiscriminada de exames por ocupação não constitui uma boa prática da medicina do trabalho, uma vez que os riscos reais aos quais está exposto um trabalhador dependem do ambiente em que ele trabalha, e não de sua profissão. Assim, se houver, por exemplo, dois pedreiros, e respectivamente um trabalhar em ambiente ruidoso e outro não, o primeiro deverá ser submetido à audiometria, o segundo, não.
A propósito de saúde e segurança do trabalho, julgue os seguintes itens.

A exposição a ruído é responsável por movimentos do estômago e abdômen; aumento da produção de adrenalina; aumento da produção de cortisona; dilatação das pupilas; reação muscular; aumento da produção de hormônios (tireoide); aumento da frequência cardíaca e vasoconstrição, situações para as quais o equipamento de proteção auricular jamais será eficaz.
Julgue os itens de 81 a 91, considerando a legislação pertinente a saúde e segurança do trabalho, conhecimentos gerais de higiene do trabalho e epidemiologia.

Índice biológico máximo permitido (IBMP) é o valor máximo do indicador biológico para o qual se supõe que a maioria das pessoas ocupacionalmente expostas não corra risco de dano à saúde, dado que a ultrapassagem desse índice significa exposição excessiva, enquanto o valor de referência da normalidade (VR) indica o valor possível de ser encontrado em populações não expostas ocupacionalmente.