Filtrar


Questões por página:


Considerando que a figura precedente representa um quadro elétrico, em que DTM significa disjuntor termomagnético e IDR, interruptor diferencial-residual, julgue os itens a seguir.

I O DTM na entrada do circuito é uma representação simplificada de um disjuntor tripolar.

II O DTM da entrada, devido à posição em que foi instalado, pode ser utilizado como dispositivo de proteção contra surtos para o quadro.

III O IDR do circuito 11 compara as correntes que circulam entre duas fases.

IV Os IDRs do quadro podem ser substituídos por um único IDR tripolar, posto na entrada, após o DTM.

Estão certos apenas os itens

mostrar texto associado
Considerando as informações do texto 6A2AAA, bem como a tabela apresentada, assinale a opção que indica o tipo de disjuntor que um projetista deve escolher para que consiga um sistema com melhor custo benefício no que se refere ao elemento de proteção para o equipamento I, em conformidade com a normatização vigente.
As correntes de curto-circuito de uma instalação elétrica de média tensão têm suas intensidades ligadas a algumas condições de operação do sistema elétrico.

A respeito desse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. No cálculo das correntes de um curto-circuito é necessário considerar a impedância dos elementos dos circuitos e que quanto maior o nível de tensão da instalação, maior a quantidade de elementos que podem ter sua impedância desprezada.
II. Em uma instalação industrial, os motores com potência elevada, alimentados em tensões superiores a 1,0 kV, têm pouca influência na determinação da intensidade da corrente de curto-circuito.
III. A corrente de curto-circuito pode ter sua intensidade diminuída, no caso da rápida atuação dos dispositivos de proteção.

Assinale:
A proteção desempenha um papel importante quanto à confiabilidade de um sistema elétrico. Com relação à proteção, considere as afirmativas a seguir:

I. A proteção de retaguarda é instalada para salvar o sistema no caso de falta da proteção primária.
II. Na ocorrência de um curto-circuito, quando os tempos de chaveamento são levemente superiores aos tempos de extinção do curto pela proteção primária, pode-se afirmar que existe falta de sincronismo.
III. Os circuitos de conexão de relés direcionais para proteção de trechos de circuitos de transmissão e transformadores são sempre os mesmos em qualquer configuração das bobinas.

Assinale:
Em subestações do tipo "Poste", é necessária a presença de alguns equipamentos para a proteção do transformador. Os equipamentos que propiciam a proteção contra sobrecorrente e sobretensão são respectivamente: