Filtrar


Questões por página:
A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Reimpressão,2014) organiza o SUAS por níveis de complexidade, sendo estas Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade. Assim, assinale a alternativa CORRETA sobre os serviços ofertados por níveis de proteção:
De acordo com a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais, os quais são organizados por níveis de complexidades, marque a sentença correspondente para: Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE):
( ) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. ( ) Serviço Especializado em Abordagem Social. ( ) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). ( ) Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. ( ) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Assinale a assertiva que corresponde à sequência corretamente:
Considere as diferentes formas de intervenção no âmbito da assistência social. A distinção entre proteção social básica e proteção social especial é fundamental para a formulação de políticas e estratégias de atendimento às populações vulneráveis. Em relação aos tipos de serviços oferecidos em cada uma dessas esferas, e a aplicação de medidas de apoio e proteção, levando em conta a complexidade das necessidades envolvidas, assinale a alternativa correta:
Os serviços socioassistenciais no SUAS (Sistema Único de Assitência Social) são organizados segundo as seguintes referências: vigilância social, proteção social e defesa social e institucional. Na defesa social e institucional, a proteção básica e a especial devem ser organizadas de forma a garantir a seus usuários o acesso ao conhecimento dos direitos socioassistenciais e sua defesa. Analise as assertivas em relação aos direitos socioassistenciais a serem assegurados na operação do SUAS a seus usuários.

I. Direito à informação, enquanto direito primário do cidadão, sobretudo àqueles com vivência de barreiras culturais, de leitura e de limitações físicas.
II. Direito do usuário ao protagonismo e manifestação de seus interesses.
III. Direito do usuário à oferta qualificada de serviço apenas para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
IV. Direito de convivência político-profissional.

Estão corretas apenas as alternativas
A Política Pública de Assistência Social (PNAS 2004 – Norma Operacional Básica NOB/SUAS) realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. NÃO corresponde a um dos objetivos comportados pela perspectiva discorrida no contexto anterior: