Filtrar


Questões por página:
“Principal exame na fase mais aguda (primeiras horas) do AVCH; o único que pode diferenciar se estamos diante de um AVC isquêmico ou hemorrágico e, ainda, avaliar o tamanho e o local do sangramento, ou a necessidade de cirurgia de urgência.” Trata-se de:

A cardiopatia congênita pode ser diagnosticada na idade adulta e em alguns casos pode estar associada a shunts direito-esquerda (Eisenmenger). No entanto, é necessário investir no diagnóstico precoce para que se consiga êxito na correção quando o shunt ainda é esquerdo-direita.

Qual o tipo de comunicação cavitária de difícil diagnóstico pelo ecocardiograma transtorácico e que a tomografia multislice ou a ressonância magnética podem auxiliar no diagnóstico precoce?

Múltiplas opacidades arredondadas, com densidade de partes moles, menores que 1cm, com distribuição randômica nos pulmões, evidenciadas em uma tomografia computadorizada de alta resolução, pode sugerir o diagnóstico de

Paciente com crises de asma associada a infiltrados pulmonares transitórios, fugaz eosinofilia sanguínea e, no escarro, sibilância, tosse e febre acompanhada de eliminação de tampões mucosos castanhos espessos. A tomografia computadorizada de alta resolução demonstrou espessamento de paredes brônquicas e ectasias cilíndricas associadas a áreas de impactação de muco.

O diagnóstico a ser sugerido é de

Mulher de 52 anos, apresentando distúrbios de movimentos e alterações mentais e comportamentais, sugerindo quadro demencial, realizou tomografia computadorizada e ressonância magnética do crânio que demonstraram sinais de atrofia cortical e subcortical com acentuada perda de volume dos núcleos caudados e dilatação focal dos cornos frontais dos ventrículos laterais.

O dignóstico a ser sugerido é de doença de