Filtrar


Questões por página:
É uma abordagem de tratamento psicoterápico personalizada, não confrontativa, em que cada paciente é considerado único, ou seja, com fatores de risco e habilidades de enfrentamento diferentes. O paciente aprende que há diversos caminhos para a mudança do comportamento e que o terapeuta poderá ajudá-lo a encontrar esses caminhos por intermédio de um conjunto de intervenções semiestruturadas, objetivas e orientadas para metas bem definidas, de forma colaborativa entre o próprio paciente e seu terapeuta. Pessoas com transtornos emocionais tendem a ter “um estilo de pensar” que interpreta ou antecipa os eventos de forma negativa. Uma mudança no pensamento e sistema de crenças do paciente se dá através do tratamento com essa abordagem e visa promover uma mudança emocional e comportamental duradoura. São características da:
Visualizar Questão Comentada
Subjacente a todo o pensamento de Freud está o pressuposto de que o corpo é a fonte básica de toda experiência mental. Ele esperava o tempo em que todos os fenômenos mentais pudessem ser explicados com referência direta à fisiologia do cérebro. Freud sentia que seu próprio trabalho era frequentemente apenas descritivo e que seria superado por pesquisas aperfeiçoadas em neurologia. A partir desse ponto, começaram a surgir os principais conceitos fundamentais de seus estudos; assinale-os.
Visualizar Questão Comentada
Acerca da psicanálise, há um conjunto de regras técnicas desenvolvidas por Sigmund Freud que caracterizam o método psicanalítico. Dentre elas, há uma regra conhecida como regra fundamental do paciente. De qual técnica se trata essa regra?
A criação da psicanálise ocorreu por meio da prática clínica de Sigmund Freud. Qual transtorno nervoso fez Freud desenvolver a psicanálise?
Acerca das diversas linhas de pensamento psicológicas existentes, qual das seguintes alternativas corresponde a uma linha que está dentro das teorias da personalidade?