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Freud lança mão de um mito, desde o seu conhecido texto Totem e Tabu (1912-13), para descrever que na pré-história da civilização humana havia aquele que exercia o poder tirânico de gozar de todas as mulheres, frente ao qual os filhos se reúnem para cometer o crime originário. A partir de então, é estabelecido o pacto civilizatório que organiza as linhagens familiares através do interdito entre as gerações.

Tal mito é o
Para Jung, o arquétipo que representa a soma das qualidades desagradáveis que o indivíduo quer esconder, com conteúdo poderoso, marcado pelo afeto, e que se manifesta por intermédio de uma forte e irracional projeção sobre o outro é
Não se trata, como podemos perceber, de uma nova receita psicológica ou psicossociológica, mas de uma prática micropolítica que só tomará sentido em relação a um gigantesco rizoma de revoluções moleculares, proliferando a partir de uma multidão de devires mutantes: devir mulher, devir criança, devir velho, devir animal, planta, cosmos, devir invisível... – tantas maneiras de inventar, de “maquinar" novas sensibilidades, novas inteligências da existência, uma nova doçura.
GUATTARI, F. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense,1981. p.139.

A teoria e o sistema psicológico descritos tratam da
Quanto às instâncias da personalidade para Jung, assinale a alternativa correta.
Sobre os mecanismos de defesa psíquicos, assinale a alternativa correta.