Filtrar


Questões por página:
Freud não publicou um trabalho específico sobre a consciência. Entretanto, ao longo da sua obra, encontramos referências ao tema da consciência no que diz respeito à teoria psicanalítica e à clínica. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O próprio conteúdo consciente do discurso está sempre relacionado ao inconsciente, seja por aproximações, seja por afastamentos ou evitações.
( ) Na prática psicanalítica, o analista explora com o paciente somente os conteúdos inconscientes.
( ) A consciência é a função de um sistema específico do aparelho psíquico, responsável pela percepção do mundo exterior, de sentimentos e de processos do pré-consciente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:
“A psicanálise contemporânea caracteriza-se por uma diversidade de escolas com distintas perspectivas, havendo, em decorrência disso, inúmeras aplicações. Uma destas aplicações é a psicoterapia de orientação analítica que, diante do discurso psicanalítico, possuem tendências importantes que podem ser pontos de influência na aplicação desta técnica.” (Cordioli,2008.)
Em relação à aplicação da técnica mencionada anteriormente, analise as afirmativas a seguir.
I. Existem múltiplos modos de ação terapêutica. II. O enfoque tem migrado da reconstrução para as interações entre paciente e analista. III. Há maior flexibilidade e negociação quanto aos limites, ao enquadramento e às regras analíticas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Carl Jung chegou a ser considerado o herdeiro do movimento psicanalítico de Freud; depois do rompimento da amizade entre os dois, Jung desenvolveu a psicologia analítica, em oposição a grande parte do trabalho de Freud.(SCHULTZ, Duane P. & Schultz p.391.)
Em relação à Teoria Analítica de Jung e Psicanálise Freudiana, assinale a afirmativa INCORRETA.
Freud usava a palavra ‘objeto’ para se referir a qualquer pessoa, objeto ou atividade com capacidade para satisfazer ao instinto. Na sua visão, o primeiro objeto na vida do bebê capaz de satisfazer ao instinto era o seio materno. Mais tarde, a própria mãe como pessoa torna-se um objeto de satisfação do instinto. E, à medida que a criança cresce, outras pessoas tornam-se objetos de satisfação do instinto.” (SCHULTZ, Duane P. & Schultz p.390.)
Sobre as Teorias das Relações entre os Objetos na visão de Freud, é correto afirmar que:

Entende-se a psicologia como a ciência que tem como objetivo estudar e compreender o ser humano em seus aspectos psíquicos, emocionais e comportamentais. A diversidade da psicologia se estende através de inúmeras técnicas e teorias estudadas, se expandindo por variados campos de atuação.


Sobre as várias técnicas e teorias que constituem a ciência da psicologia, assinale a alternativa INCORRETA: