Filtrar


Questões por página:
Os benzodiazepínicos são medicamentos psicotrópicos usados principalmente no tratamento da ansiedade e insônia, mas seu uso prolongado pode levar à dependência e deve ser monitorado com cuidado. Qual dos fármacos a seguir pertence a essa classe?
Visualizar Questão Comentada
Na prática psicológica envolvendo o cuidado de transtornos psiquiátricos complexos, a articulação entre intervenções farmacológicas e abordagens psicoterapêuticas deve:
Sobre os aspectos da dependência química, analise as alternativas e assinale a assinale a INCORRETA:
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é uma condição de base ansiosa, caracterizada por obsessões e compulsões persistentes, que provocam sofrimento psíquico e comprometem significativamente o funcionamento social, profissional e pessoal do indivíduo. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A diferença fundamental entre obsessão e compulsão é que a primeira diz respeito a pensamentos intrusivos recorrentes, enquanto a segunda se refere a comportamentos repetitivos que visam neutralizar a ansiedade gerada pelas obsessões.
(__)A manifestação de rituais repetitivos em crianças pequenas é indicativa precoce de TOC, mesmo que não cause prejuízo funcional ou sofrimento evidente.
(__)O TOC possui etiologia unicamente psicológica, estando diretamente relacionado a traumas infantis e falhas no desenvolvimento emocional primário.
(__)O tratamento do TOC inclui frequentemente o uso de inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) em combinação com psicoterapia cognitivo-comportamental.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Visualizar Questão Comentada
Mãe traz seu filho de 6 anos à consulta com psiquiatra infantil referindo-se que a escola solicitou avaliação, pois o mesmo tem dificuldade em se relacionar com os colegas, ficando sempre isolado nas horas de recreio, foi percebido que ao invés de fazer as anotações, o mesmo apenas fazia rabiscos repetitivos em seu caderno. Além disso, a professora relatou que o mesmo apresenta momentos de agitação e irritabilidade, machucando os colegas. A mãe relata que em casa, ele obedece e segue a rotina da casa, normalmente, mas que apresenta dificuldade em interagir com os irmãos e fica andando nas pontas dos pés. Após fazer a investigação do caso, chega-se à conclusão que o mesmo é portador do Transtorno do Espectro Autista e devido ao quadro sintomático, opta-se por iniciar o tratamento medicamentoso. Qual seria a classe medicamentosa de primeira linha para o tratamento?