Filtrar


Questões por página:
Numere a coluna B pela coluna A, relacionando corretamente a classificação dos fármacos com suas funções.
COLUNA A
I. Antidepressivos. II. Ansiolíticos. III. Antipsicóticos. IV. Estabilizadores de Humor.
COLUNA B
( ) Alívio dos sintomas esquizofrênicos. ( ) Produzem vigília e euforia. ( ) Alívio dos sintomas depressivos. ( ) Causam sono e reduzem a ansiedade.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
“Fármaco utilizado na época como anestésico, objetivando controlar os surtos dos pacientes. Inicialmente houve um alívio de sintomas psicóticos (alucinações e delírios), principalmente decorrentes da esquizofrenia. Em razão de suas propriedades antipsicóticas tomou rapidamente o lugar de terapias comuns da década de 1950, substituindo os tratamentos de choque e de eletrochoque. A descoberta desse fármaco também levou à redução do uso do primeiro procedimento cirúrgico da época, a lobotomia, utilizada no tratamento de distúrbios psiquiátricos, mas causador de graves efeitos colaterais como infecções e letargia nos pacientes que eram submetidos ao procedimento”. A sentença se refere à/ao
Em relação aos primeiros fármacos utilizados no tratamento do transtorno mental, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.
( ) A Morfina foi o primeiro medicamento usando no tratamento de transtorno mental.
( ) A origem da morfina é a planta Papaversomniferum mais comumente conhecida por papoula do oriente, que pertence à família das papaveráceas.
( ) A morfina foi isolada pela primeira vez em 1803 pelo farmacêutico alemão Friedrich Serturner, que lhe deu o nome em homenagem ao deus grego do sono, Morfeu.
( ) A morfina foi utilizada na época como anestésico e funcionou para controlar os surtos dos pacientes, pois com o uso de tal fármaco, os pacientes ficavam dopados e controlados por um período de tempo.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A escolha da metodologia e dos recursos complementares necessários para o alcance dos objetivos do processo de Avaliação Psicológica é de responsabilidade da(o) profissional, que deverá avaliar constantemente o caráter científico e ético desses procedimentos, bem como respaldar-se tecnicamente para a utilização deles. É necessário contínuo aprimoramento profissional para que a(o) Psicóloga(o) tenha conhecimento de técnicas e instrumentos atualizados e aplicáveis à população e contexto em estudo, bem como domínio sobre a aplicação e aplicabilidade deles. Deve-se ter atenção ao uso de instrumentos originais e aprovados pelo Satepsi e/ou com comprovada referência na literatura a partir de estudos científicos em revistas reconhecidamente aceitas no meio científico. II. A psicopatologia biológica enfatiza os aspectos cerebrais, neuroquímicos ou neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais. A base de todo transtorno mental são alterações de mecanismos neurais e de determinadas áreas e circuitos cerebrais. Em contraposição, a perspectiva sociocultural visa estudar os transtornos mentais como comportamentos desviantes que surgem a partir de certos fatores socioculturais.
Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
As manifestações de tristeza, luto e irritabilidade são transtornos indicativos de depressão severa e devem ser tratados com antidepressivos.