Filtrar


Questões por página:
Paciente de 40 anos, com diagnóstico de transtorno depressivo maior, acompanhava com psiquiatra e estava em uso de fluoxetina 60 mg/dia. Insatisfeita com seu corpo, recorreu ao uso de sibutramina sem prescrição médica e apresentou quadro de agitação, febre, elevação pressórica, tremores, taquicardia, vômitos e diarreia, o que motivou ida ao pronto atendimento. Tendo em vista o quadro clínico em questão, o diagnóstico mais provável seria:
Puérpera relatou, na consulta de revisão, vir ocorrendo labilidade emocional, irritabilidade, insônia, tristeza e problemas com a amamentação, que comprometiam o cuidado do filho, quadro com início há 7 dias. Qual a conduta mais adequada no momento? 
Assinale a alternativa que apresenta o medicamento que deve ser usado com cautela em paciente com diagnóstico de transtorno afetivo bipolar, em uso de lítio.
Entre os novos antipsicóticos disponíveis no Brasil, a maioria atua pelo principal mecanismo de antagonismo entre os transmissores dopaminérgicos (D2) e serotoninérgicos (5-HT). A escolha do antipsicótico adequado depende das necessidades individuais de cada paciente, eficácia e efeitos colaterais.
Assinale abaixo o antipsicótico que apresenta afinidade em múltiplos receptores, como D1, D2, 5-HT2A, 5-HT2C, 5-HT6 e H1.
O tratamento do transtorno bipolar, geralmente, requer uma abordagem individualizada e pode envolver uma combinação de medicamentos, psicoterapia e estratégias de autocuidado.
Assinale a alternativa que indica o tratamento mais adequado durante a fase de manutenção do quadro de transtorno bipolar.