Filtrar


Questões por página:
Paciente grávida de oito semanas com depressão severa, acompanhada de sintomas psicóticos e grave risco de suicídio, deve ser tratada preferencialmente com

Paciente com setenta e dois anos de idade compareceu a atendimento médico com quadro de sintomas depressivos e hipertensão arterial. O paciente era diabético em tratamento adequado e possuía história pregressa de quadro convulsivo não investigado, mas sem crise havia dez anos. Após avaliação e exclusão de outras causas para o quadro, o médico assistente optou por tratamento medicamentoso.


Com base no caso clínico apresentado, assinale a opção que corresponde ao tratamento medicamentoso inicial mais adequado para esse paciente.

A respeito da psicofarmacologia dos antidepressivos, assinale a opção correta.
Paciente de 29 anos de idade busca atendimento por sintomas depressivos há cerca de sete semanas. Queixa-se de anedonia, hipersonia, aumento de apetite, fadiga, sentimentos de culpa e pensamentos de morte, porém nega ideação suicida. Afirma que já teve sintomas depressivos no passado, porém nunca nessa intensidade e por tanto tempo. Afirma também que alguns desses períodos depressivos eram seguidos de outros em que se sentia bastante animada e falante, em que precisava dormir menos do que o habitual, tornando-se inclusive bem mais produtiva no trabalho, a ponto de colegas comentarem sua alteração de comportamento. Não havia feito nenhum tipo de tratamento psiquiátrico até duas semanas atrás quando seu clínico geral prescreveu-lhe amitriptilina. Afirma que, desde então, tem notado aumento de ansiedade e irritabilidade, sem apresentar qualquer melhora. Nega uso de drogas ou outros problemas de saúde. Refere história familiar de depressão e suicídio.

Com relação ao quadro acima, assinale a alternativa que apresenta a conduta terapêutica mais adequada.
Mulher com 21 anos de idade apresenta há três dias humor predominantemente irritável, diminuição da necessidade de sono, taquilalia, aumento de energia e atenção hipervigil e hipotenaz. Não tem delírios ou alucinações, no entanto, encontra-se paranoide. Apresenta história familiar de transtornos psiquiátricos. Os exames toxicológicos são negativos. Considerando essas características clínicas, qual a melhor opção farmacológica para o tratamento do episódio agudo?