Filtrar


Questões por página:
Paciente; 25 anos; sem comorbidades; é encaminhada para avaliação com o psiquiatra, após ter sido diagnosticada com Transtorno Depressivo Maior (TDM), por seu cardiologista, a quem procurou por queixas de agitação, insônia e ansiedade. Relata que o tratamento instituído – fluoxetina 20 mg 1-0-0 –, após duas semanas de uso da medicação, foi ao pronto-socorro, com um episódio de taquicardia, dispneia, palpitações, sensação de morte iminente e precordialgia. O psiquiatra, após avaliá-la, concluiu que, realmente, a paciente estava com sintomas compatíveis com TDM quando procurou atendimento; caracterizou o episódio que motivou a procura do pronto atendimento como uma crise de ansiedade. Assinale a afirmativa correta a respeito do caso hipotético. 
Paciente, em uso de clozapina, é enviado para avaliação psiquiátrica pelo médico de família assistente, pois, em exame de rotina, apresentou 12.000/mm³ leucócitos e 400.000/mm³ plaquetas. Considerando a situação hipotética, assinale a afirmativa INCORRETA.
Em 2013, a vortioxetina foi aprovada nos EUA para tratamento de Transtorno Depressivo Maior (TDM). Posteriormente, aprovado pela Anvisa, está, atualmente, disponível também no Brasil. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta. 
Qual das seguintes alternativas representa um evento adverso relacionado à hiperdosagem de carbamazepina?
Os psicofármacos são um dos recursos o tratamento em saúde mental. A despeito desses medicamentos, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: Cadernos de Atenção Básica. Saúde Mental. Ministério da Saúde