Filtrar


Questões por página:
A compreensão das interações medicamentosas é fundamental para a prática clínica segura. O médico deve dominar o perfil de interação não apenas dos psicofármacos entre si, mas também com classes farmacológicas comuns na rotina assistencial. Assim, o conhecimento transversal de farmacologia é uma ferramenta indispensável para a segurança do paciente. 
Nesse sentido, é correto afirmar que o médico deve monitorar as concentrações plasmáticas de lítio, creatinina e eletrólitos enquanto durar o tratamento com 
Homem, 44 anos, procura ambulatório de psiquiatria por queixa de “tristeza e cansaço” há 8 semanas. Refere perda de prazer nas atividades, insônia terminal, fadiga intensa e ideação de morte sem plano. Nega alucinações. Consome 8 a 10 doses de álcool por dia nos últimos 5 anos, com episódios prévios de abstinência não supervisionada. Há 3 meses tentou parar de beber abruptamente, evoluindo com insônia grave, agitação psicomotora, tremor de extremidades e sudorese profusa por cerca de 5 dias, sem delirium ou convulsões. Naquela ocasião, reiniciou o consumo por conta própria e os sintomas depressivos atuais surgiram 2 semanas após a reiniciação do álcool. Refere um episódio depressivo maior aos 32 anos, tratado com fluoxetina por 9 meses, com remissão completa, mantendo-se abstinente na época.
Para esse caso, assinale a opção que indica, corretamente, a conduta mais apropriada nos primeiros 30 dias de tratamento ambulatorial.  
Em epilepsia, sabe-se que a ocorrência repetida de crises pode aumentar progressivamente a susceptibilidade a novas crises. Nesse sentido, podemos traçar um paralelo com o transtorno bipolar: episódios de mania podem, ao longo do tempo, aumentar a probabilidade de novos episódios maníacos.
Esse modelo contribui para a compreensão do uso de fármacos originalmente anticonvulsivantes como estabilizadores do humor.
Considerando esse contexto, assinale a opção que indica o fármaco com maior evidência de eficácia no tratamento da mania aguda.   
A diferenciação entre síndromes tóxicas relacionadas ao uso de psicofármacos baseia-se na integração de achados clínicos e fisiopatológicos.
A respeito dessas síndromes, assinale a afirmativa correta.   
Um homem de 68 anos, com histórico de depressão maior em remissão, faz uso crônico de antidepressivo tricíclico. Ele relata início recente de sonhos vívidos, associados a comportamentos motores complexos durante o sono, incluindo vocalizações e movimentos de defesa, com lembrança onírica detalhada ao despertar. A polissonografia demonstra aumento da densidade de REM, ausência de atonia muscular nessa fase e latência de REM encurtada após suspensão medicamentosa. 
Assinale a alternativa correta com base na neurofisiologia do sono REM e em sua relação com psicopatologia.