Questões de Concurso
Filtrar
803 Questões de concurso encontradas
Página 82 de 161
Questões por página:
Questões por página:
Em relação aos antipsicóticos, avalie se as afirmativas a seguir
estão corretas.
I. Antipsicóticos típicos atuam principalmente como antagonistas dos receptores dopaminérgicos D2, com alta afinidade e ocupação > 60%.
II. O uso de antipsicóticos típicos está associado a menor risco de efeitos extrapiramidais quando comparado aos atípicos.
III. Antipsicóticos atípicos, como a clozapina, têm maior afinidade pelos receptores 5-HT2A do que pelos D2, resultando em menor risco de sintomas extrapiramidais.
Está correto o que se afirma em
I. Antipsicóticos típicos atuam principalmente como antagonistas dos receptores dopaminérgicos D2, com alta afinidade e ocupação > 60%.
II. O uso de antipsicóticos típicos está associado a menor risco de efeitos extrapiramidais quando comparado aos atípicos.
III. Antipsicóticos atípicos, como a clozapina, têm maior afinidade pelos receptores 5-HT2A do que pelos D2, resultando em menor risco de sintomas extrapiramidais.
Está correto o que se afirma em
Paciente do sexo masculino, 45 anos, dá entrada no prontosocorro psiquiátrico com rebaixamento do nível de consciência,
mutismo, rigidez muscular intensa e tremor grosseiro.
Ao exame, apresenta temperatura axilar de 39,4°C, frequência cardíaca de 128 bpm, frequência respiratória de 28 irpm e pressão arterial de 165 × 95 mmHg. Relata-se que, há 10 dias, iniciou uso de haloperidol 10 mg/dia para controle de episódio psicótico agudo. A mãe informa que o paciente também faz uso ocasional de cannabis. Exames laboratoriais mostram CPK elevada (12.000 U/L).
Diante do quadro clínico agudo, a principal hipótese diagnóstica e a conduta mais adequada são:
Ao exame, apresenta temperatura axilar de 39,4°C, frequência cardíaca de 128 bpm, frequência respiratória de 28 irpm e pressão arterial de 165 × 95 mmHg. Relata-se que, há 10 dias, iniciou uso de haloperidol 10 mg/dia para controle de episódio psicótico agudo. A mãe informa que o paciente também faz uso ocasional de cannabis. Exames laboratoriais mostram CPK elevada (12.000 U/L).
Diante do quadro clínico agudo, a principal hipótese diagnóstica e a conduta mais adequada são:
Paciente do sexo feminino, 68 anos, com histórico de diabetes
mellitus tipo 2 há 15 anos e hipertensão arterial sistêmica,
procura atendimento psiquiátrico encaminhada pela
endocrinologista. Refere que, há aproximadamente 8 meses, tem
apresentado preocupação excessiva com a saúde dos filhos, com
necessidade de fazer várias ligações telefônicas ao longo do dia
para "ver se estão bem". Queixa-se de "nervos à flor da pele",
irritabilidade, insônia e dores musculares difusas. Durante a
consulta, menciona também sensação de formigamento e
queimação nos pés, com início há cerca de 3 anos e piora
progressiva.
Considerando as comorbidades e o quadro clínico, a melhor abordagem farmacológica é
Considerando as comorbidades e o quadro clínico, a melhor abordagem farmacológica é
Homem de 62 anos, com histórico de esquizofrenia em
tratamento há 8 anos, é trazido pela esposa à consulta. Ela relata
que, nos últimos 3 meses, ele apresenta tremores nas mãos,
rigidez muscular, dificuldade para iniciar a marcha e expressão
facial reduzida. O paciente refere que está com "mais dificuldade
para andar".
Ao exame físico, observa-se hipomimia facial, rigidez em roda dentada, tremor de repouso em membros superiores, bradicinesia e marcha com passos curtos. O paciente faz uso regular de haloperidol 10 mg/dia.
A conduta mais adequada para o caso é
Ao exame físico, observa-se hipomimia facial, rigidez em roda dentada, tremor de repouso em membros superiores, bradicinesia e marcha com passos curtos. O paciente faz uso regular de haloperidol 10 mg/dia.
A conduta mais adequada para o caso é
Paciente de 45 anos, com diagnóstico de Transtorno Afetivo
Bipolar Tipo I há 15 anos, está em acompanhamento e faz uso de
lítio (nível sérico de 0,8 mEq/L) e quetiapina (300 mg/dia).
Apresenta-se, em consulta ambulatorial, com familiares, que
relatam um episódio de mania há três semanas, com aumento da
verborragia, gastos excessivos e irritabilidade, sem sinais de
psicose. O paciente nega sintomas e refere que "está muito
bem". A última alteração de medicação foi há seis meses.
Diante desse caso, a conduta com mais respaldo na literatura e nas diretrizes atuais é
Diante desse caso, a conduta com mais respaldo na literatura e nas diretrizes atuais é