Filtrar


Questões por página:
Paciente de 35 anos, em uso de paroxetina para transtorno depressivo maior há 2 meses, apresenta boa resposta terapêutica, mas queixa-se de dificuldade para atingir o orgasmo. Refere que isso está prejudicando sua qualidade de vida.
A conduta mais adequada é
Mulher de 30 anos com Transtorno Afetivo Bipolar tipo I, em uso de valproato de sódio, expressa desejo de engravidar.
Nesse caso, assinale o principal risco associado à manutenção do valproato durante a gestação. 
Paciente em programa de tratamento para dependência de opioides inicia terapia farmacológica. O médico opta por um agonista opioide de longa duração que reduz a fissura e previne a síndrome de abstinência.
O medicamento descrito é a
Homem de 44 anos com transtorno bipolar tipo I é trazido à emergência em franco episódio maníaco, com agitação psicomotora extrema, verborragia incompressível, hostilidade e risco de agressividade. Está em uso irregular da medicação.
A intervenção farmacológica de primeira linha para controle imediato da agitação grave é 
Paciente em uso de lítio há 8 anos para Transtorno Afetivo Bipolar tipo I comparece à consulta de rotina. Refere que, nos últimos meses, tem apresentado aumento do volume urinário e sede excessiva. Ao exame físico, observa-se tremor de extremidades.
Diante desse quadro, o exame complementar prioritário para avaliar a complicação mais associada ao uso crônico de lítio é