Filtrar


Questões por página:
Homem de 35 anos, com diagnóstico de transtorno bipolar tipo I, iniciará tratamento com ácido valpróico, em substituição a outro estabilizador de humor ao qual não respondeu adequadamente.
Assinale a opção que apresenta o(s) exame(s) que deve(m) ser solicitado(s), antes de iniciar o fármaco e ao longo do uso do ácido valproico.
Mulher de 26 anos, em uso regular de carbonato de lítio 900 mg/dia (concentração sérica realizada na última semana = 0,8 mEq/L), devido a diagnóstico de transtorno bipolar tipo 1, com histórico de duas hospitalizações psiquiátricas, comparece à consulta com seu psiquiatra. Relata estar muito preocupada com o uso do medicamento, pois descobriu estar grávida (12 semanas de gestação, no momento da consulta).
A conduta terapêutica mais eficaz e segura, considerando o binômio mãe-bebê, entre as relacionadas a seguir, é
E.N.M., sexo feminino, 74 anos, é trazida ao ambulatório de psiquiatria pelo filho, que relata que a mãe está convicta de estar infestada por "ácaros". O quadro iniciou há aproximadamente 4 meses. Inicialmente, procuraram um dermatologista que afastou doença cutânea. A seguir, foram a outros dois especialistas, que foram unânimes na conclusão.
A paciente diz que eles estão equivocados, pois ela sente “os bichinhos andando na pele”. Para embasar sua afirmação, ela trouxe um saquinho plástico com fragmentos de crosta cicatricial e fiapos, que afirma serem os parasitas que retirou de sua pele. Nega uso de álcool ou substâncias. Nega antecedentes psiquiátricos. Não apresenta comorbidades clínicas conhecidas. Fazendo uso regular apenas de carbonato de cálcio e vitamina D para prevenção de osteoporose.
Ao exame, orientada no tempo e no espaço, sem alterações de memória. Pensamento sem alterações de curso ou forma. Apresenta alteração do conteúdo do pensamento (crença irredutível de infestação parasitária). Obteve pontuação de 26/30 no Montreal Cognitive Assessment (MoCA). Exames laboratoriais dentro da normalidade.
A conduta mais adequada, nesse momento, é
Homem, 63 anos, em acompanhamento psiquiátrico regular há 25 anos devido à transtorno bipolar tipo I, em uso contínuo de carbonato de lítio, com níveis séricos previamente estáveis na faixa terapêutica. Há 5 dias, iniciou uso de anti-inflamatório não esteroidal (AINE) para lombalgia. Há 3 dias, passou a apresentar náuseas, vômitos e redução da ingesta hídrica. Nos últimos dois dias, a família notou febre não aferida e piora do estado geral. É trazido ao pronto-atendimento por familiares, que acreditam que ele esteja “tendo um derrame”, pois “acordou sem falar coisa com coisa” e “falando embolado; parece que está bêbado, mas ele nem bebe”.
Ao exame de admissão, encontra-se desorientado em tempo e espaço, Escala de Coma de Glasgow 13, disartria, tremor grosseiro de extremidades, hiporreflexia generalizada e mioclonias em membros superiores; força muscular preservada e simétrica, sem sinais de assimetria facial ou de déficit motor focal. Exames laboratoriais revelam creatinina acima do basal do paciente e lítio sérico de 4,2 mEq/L (faixa terapêutica de referência: 0,6–1,2 mEq/L).
Diante do quadro descrito, assinale a opção que apresenta a principal hipótese diagnóstica e a conduta mais adequada.
Mulher de 48 anos queixa-se de irritabilidade intensa, labilidade emocional, fadiga e insônia de manutenção associada a episódios súbitos de sudorese. Seus ciclos menstruais tornaram-se irregulares, com fluxo mais intenso. O exame psíquico corrobora diagnóstico de episódio depressivo maior grave sem ideação suicida ou sintomas psicóticos. Não possui contraindicação à terapia hormonal.
Assinale a opção que apresenta a melhor abordagem terapêutica ao quadro descrito.