Questões de Concurso
Filtrar
803 Questões de concurso encontradas
Página 91 de 161
Questões por página:
O conhecimento da farmacologia, das interações medicamentosas e dos efeitos clínicos esperados auxiliam no diagnóstico e tratamento de vítimas de abuso de substâncias. A identificação das substâncias utilizadas e das possíveis interações entre elas pode fornecer informações relevantes para a compreensão das manifestações clínicas observadas durante o atendimento de urgência.
No contexto das interações entre substâncias psicoativas, assinale a alternativa correta acerca dos efeitos clínicos do metabólito ativo conhecido como cocaetileno, formado pela associação entre cocaína e etanol.
Mulher de 34 anos queixa-se de tristeza, desânimo, choro fácil e insônia inicial há dois meses, iniciados após desemprego. Refere também fadiga, ganho de peso, dificuldade de concentração e sentimentos de inutilidade, sem ideação suicida. Informa que faz uso de clonazepam 1 mg/noite por conta própria há um ano.
Diante do quadro, a conduta mais adequada na Atenção Primária à Saúde é
Paciente de dez anos, do sexo masculino, apresenta tiques vocais e motores com piora gradual com o passar do tempo. Sua mãe refere que, aos cinco anos de idade, o paciente iniciou quadro de tique motor simples (piscamento) com resolução espontânea. Após dois anos, apresentou tique vocal (pigarro) com necessidade de tratamento medicamentoso. No momento, o paciente apresenta tique motor complexo associado a tique vocal, há dois anos.
Nesse caso, quais são o provável diagnóstico e o tratamento medicamentoso adequado?