Filtrar


Questões por página:
Uma preocupação comum dos pacientes, já no início do tratamento, deve-se ao medo de dependência de psicofármacos, muitas vezes por terem tido acesso a relatos de outras pessoas, indicando a presença de desconfortos e sintomas após a interrupção do uso de medicamentos.

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Ao realizar uma prescrição de psicofármacos, um psiquiatra deve estar sempre atento à presença de potenciais interações medicamentosas.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
Atualmente, tem sido cada vez mais comum o uso de psicoestimulantes com intuito de obter efeitos euforizantes em contextos sociais, como festas. Deve-se ter em mente que esse uso é problemático e pode associar-se ao desenvolvimento posterior de quadros de dependência química. Entretanto, algumas estratégias podem ser adotadas para diminuir o uso de psicoestimulantes nesses contextos.

Para aplicá-las corretamente na prática clínica, deve-se considerar que:
Analise as seguintes afirmativas sobre o uso de benzodiazepínicos (BZPs) e seus potenciais efeitos adversos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O uso de BZPs associa-se a alterações sobre o estado de alerta e desempenho cognitivo, aumentando, inclusive, o risco de acidentes automobilísticos.

( ) A perturbação sobre a memória se caracteriza por amnésia anterógrada, provavelmente por interferência na fixação de memórias.

( ) O efeito paradoxal associado aos BZPs caracteriza-se por agitação, desinibição e agressividade, sendo mais raros em casos de consumo concomitante de álcool.

Assinale a sequência correta.
Um importante ponto de atenção na escolha de um antidepressivo a ser indicado é o seu perfil de efeitos colaterais. Alterações no peso, função sexual e sonolência recebem destaque e, por vezes, são causa de abandono do tratamento, mas também podem ser desejáveis.

Sobre a escolha de antidepressivos considerando seus potenciais efeitos colaterais, assinale a alternativa incorreta.