Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Ao determinar o nível de autonomia e participação do indivíduo nas decisões, o psicólogo organizacional delimita o papel e a inserção social desse indivíduo na organização.
Desenvolver relações humanas no ambiente de trabalho a partir de dinâmicas de grupo permite criar um espaço psicossocial alternativo, que pode ser muito útil para construir interações entre pessoas e áreas das empresas. São características da dinâmica de grupo:
Cabe ao psicólogo organizacional
      Paciente com quarenta e cinco anos de idade foi encaminhado por seu chefe ao setor de psicologia do TRE/RS. Na avaliação do profissional, foram identificadas alterações significativas na esfera instintiva e neurovegetativa, na ideativa, na cognitiva e na de volição. Diante da gravidade do caso, o paciente foi encaminhado para acompanhamento psicológico externo. Um ano após o início desse tratamento, o paciente procurou o setor médico e psicológico a fim de se certificar de que a sua saúde física e mental estava preservada. Afirmou não ter prazer ou satisfação com a vida ou com as atividades desempenhadas no dia a dia. “Não sinto nada. Nem tristeza, nem alegria, nem felicidade, nem coisa nenhuma... Parece que nada tem sentido. Tanto faz o rumo que a vida quiser levar...", relatou o paciente.

Considerando o caso hipotético apresentado, assinale a opção que define as alterações patológicas da afetividade apresentadas pelo paciente.
mostrar texto associado
O psicólogo organizacional e do trabalho atua em uma perspectiva multinível em que a análise e a intervenção ocorrem somente no nível individual, grupal e organizacional.