Filtrar


Questões por página:
Sobre a reforma Psiquiátrica no Brasil, analise os itens a seguir:

I. A Reforma Psiquiátrica no Brasil teve como primeira fonte inspiradora as ideias e práticas do psiquiatra Franco Basaglia, que revolucionou, a partir da década de 1960, as abordagens e terapias no tratamento de pessoas com transtornos mentais nas cidades italianas de Trieste e Gorizia.
II. Em 1979, foi criado o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM) e em 1987, o movimento antimanicomial, dando continuidade à luta pela nova psiquiatria. O projeto de reforma psiquiátrica foi apresentado em 1989 pelo então deputado Paulo Delgado (MG). Após 12 anos, o texto foi aprovado e sancionado como Lei nº 10.216/2001, ficando conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, Lei Antimanicomial e Lei Paulo Delgado.
III. A Reforma teve como marca registrada o fechamento gradual de manicômios e hospícios que proliferavam país afora. A lei que promoveu a reforma, tem como diretriz principal a internação do paciente somente se o tratamento fora do hospital se mostrar ineficaz.
IV. Em substituição aos hospitais psiquiátricos, o Ministério da Saúde determinou, em 2002, a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) em todo o país. Os CAPs são espaços para o acolhimento de pacientes com transtornos mentais, em tratamento não-hospitalar. Sua função é prestar assistência psicológica e médica, visando a reintegração dos doentes à sociedade.

Estão CORRETAS:
A Lei n.10.216/2001: “Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.” Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio.
II. A internação, em qualquer de suas modalidades só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.
III. A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.

Estão corretas as afirmativas:
A portaria n.3.088/2011 “Institui a Rede de Atenção Psicossocial para as pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Assinale a alternativa que não contempla uma das diretrizes para o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Segundo Bosso (2021): “Quando se fala em situação de crise, o que está em cena é uma vivência que pode ser experimentada pelo indivíduo como um acontecimento catastrófico, no qual ele terá a urgente necessidade de se sentir seguro”. (p.7). Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.


I. Os profissionais de saúde mental precisam estar aptos e com habilidades desenvolvidas para serem capazes de realizar intervenções assertivas diante de situações de crise de um indivíduo.

PORQUE


II. Um espaço físico específico e adequado deve ser reservado e estar disponível para manejar indivíduos em situações de crise.


Assinale a alternativa correta.
Para Lopes [et al] (2018): “Ao compreendermos a amplitude subjetiva de cada sujeito em sua constituição social, podemos perceber o contexto no qual está inserido, como produtor de construções representativas do universo interior de cada um. Ou seja, a criação e a conservação de sintomas falam sobre a saúde coletiva disponibilizando perspectivamente o sentido de comunidade”. (p.193). Assinale a alternativa correta levando em consideração a obra dos autores.