Filtrar


Questões por página:
Sobre as estratégias e diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental, atribua V para as assertivas verdadeiras e F para as assertivas falsas:
( ) Abrange a atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, incluindo aquelas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas (álcool, cocaína, crack e outras drogas). ( ) Os serviços residenciais terapêuticos promovem a reinserção social de pacientes, o que é fundamental para a desinstitucionalização daqueles que moram em hospitais psiquiátricos. ( ) Tem como objetivo promover uma maior integração social e fortalecer a autonomia, o protagonismo e a participação social do indivíduo que apresenta transtorno mental. ( ) As redes de atenção psicossocial são formadas especificamente por dois serviços: os CAPS e as Residências Terapêuticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, no sentido de cima para baixo.
A atuação do psicólogo no contexto hospitalar não se refere apenas à atenção direta ao paciente. Refere-se também à atenção que é dispensada à família e à equipe de saúde, dentro de sua atuação profissional. Sobre o contexto da Psicologia Hospitalar, assinale a alternativa correta.
A construção do campo da Saúde Mental possui contribuições mais especificamente da Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise. Sobre esses aspectos, assinale a afirmativa incorreta.
Com relação aos conceitos e definições sobre a Psicologia da Saúde, assinale a alternativa correta.
A respeito da atuação do psicólogo em situações de emergências e desastres, analise as afirmativas a seguir:
I. O trabalho de prevenção e atenção primária em saúde mental para a comunidade vulnerável a sofrer desastres naturais não interfere no processo de enfrentamento desses indivíduos ao vivenciarem uma situação de emergência. II. O acompanhamento psicológico da equipe de trabalho que intervém no desastre também é importante, visto que ela lida com situações extremas e imprevistas, que envolvem risco pessoal e responsabilidade com a integridade física e psicológica das pessoas. III. Alguns autores propõem que existem três fases que envolvem o desastre: o pré-evento, o durante e o pós-evento. O psicólogo que atua nesse contexto pode intervir somente durante e após o evento. IV. Na etapa pré-evento, as ações são voltadas para prevenir ou mitigar os futuros danos. Durante o evento, é possível realizar ações emergenciais; e a reconstrução das comunidades é realizada na etapa pós-evento.
É correto o que se afirma