Filtrar


Questões por página:
Sobre a atuação do Psicólogo na área Hospitalar, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.
( ) O psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde, atuando em instituições de saúde.
( ) No trabalho com a equipe multidisciplinar, preferencialmente interdisciplinar, participa de decisões em relação à conduta a ser adotada pela equipe, objetivando promover apoio e segurança ao paciente e família, aportando informações pertinentes à sua área de atuação.
( ) Atua na forma de grupo de reflexão, no qual o suporte e manejo estão voltados para possíveis dificuldades operacionais e/ou subjetivas dos membros da equipe.
( ) Atende somente pacientes, familiares e/ou responsáveis pelo paciente, visando o bem estar físico e emocional do paciente; não contemplando os membros da equipe multiprofissional e nem os da área administrativa da instituição de saúde.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Muitos autores são unânimes em afirmar que, o psicólogo em sua prática hospitalar, desenvolve o seu trabalho juntamente com a equipe multiprofissional, com foco no paciente, considerando a comunicação como fator primordial nesse processo, a atenção e o cuidado a esse paciente hospitalizado, seu sofrimento, sua vida e sua história, e a família desse paciente que assim como ele, demanda ser assistida. À luz do que foi expresso, é CORRETO afirmar que o psicólogo trabalha na Psicologia Hospitalar a seguinte tríade:
Assinale a alternativa que NÃO corresponde às modalidades de intervenção no hospital, pelo psicólogo hospitalar, dependendo da demanda e da área específica de atuação:
Sobre o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o qual reconhece a Psicologia Hospitalar como área de atuação do psicólogo brasileiro e a inclui nas especialidades descritas na Resolução CFP n.º 013/2007, verifique as sentenças a seguir:

I- Coordenação. II- De ajuda à adaptação. III- De interconsulta. IV- Assistencial indireta.

A alternativa CORRETA que pressupõe as tarefas básicas da Psicologia Hospitalar (Rodriguez- Marín, 2003), estão nas sentenças:
No hospital, o psicólogo depara-se com peculiaridades que não existem no consultório particular, pois há uma diferença no setting, por vários fatores, a saber:

1) Interrupções.2) Locais inadequados.3) Tempo estipulado.4) Barulho.5) Privacidade.

Assinale a alternativa CORRETA quanto a esses fatores: