Filtrar


Questões por página:

Um problema recorrente no mundo do trabalho é a angústia e o medo ou ansiedade. Enquanto a angústia pode ser compreendida como um fenômeno individual que pode ser tratado por psicoterapia, o medo ou a ansiedade têm relação direta com a organização do trabalho. O problema do medo no trabalho é o efeito de uma oposição entre a natureza coletiva do caráter psicológico dos membros de uma equipe e um risco residual assumido individualmente. Frente a isso, os trabalhadores podem elaborar defesas específicas contra o medo ou a ansiedade.


Sobre o medo ou a ansiedade no contexto do trabalho, verifica-se que

A avaliação de fatores de violência relacionada ao trabalho deve compor a anamnese ocupacional porque a configuração de um cenário laborativo hostil influencia na realização de atos suicidas.


O problema da violência autoprovocada pode ser relacionado ao trabalho quando

O método de desenvolvimento de pessoas que tem como característica a movimentação das pessoas em várias posições na organização, no esforço de expandir habilidades, conhecimentos e capacidades, é o método de

O psicólogo organizacional que desempenha a tarefa de seleção de pessoal deve ter o objetivo de

Visualizar Questão Comentada

O gráfico abaixo apresenta a estrutura de campo que organiza os processos de trabalho e as atividades propostas para quem atua na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), de acordo com a Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – SBPOT.

Imagem associada para resolução da questão


SBPOT. Competências para a atuação em psicologia organizacional e do trabalho: um referencial para a formação e qualificação profissional no Brasil [recurso eletrônico] / Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – SBPOT. – Brasília: UniCEUB,2020. p.16


Segundo as referências contidas no gráfico, o treinamento, o desenvolvimento e a educação