Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa CORRETA que defina a abordagem da Base Dialógica:
Visualizar Questão Comentada
Levando em consideração o social como valores, crenças, papéis desempenhados nos grupos de que o indivíduo participa, bem como o meio ambiente e a localização geográfica, tendo em vista seu contexto cultural.
Assinale a alternativa que se refere ao contexto acima:
Visualizar Questão Comentada
Levando em consideração o social como valores, crenças, papéis desempenhados nos grupos de que o indivíduo participa, bem como o meio ambiente e a localização geográfica, tendo em vista seu contexto cultural.
Assinale a alternativa que se refere ao contexto acima:
Visualizar Questão Comentada
Durante uma oficina pedagógica, os professores do 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Indaiatuba discutem como incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seus planos de aula. Foi apresentado um projeto cujo tema central seria “Igualdade de Gênero e Uso de Tecnologias nas Comunidades”: os alunos investigariam como o acesso desigual à tecnologia afeta meninas e meninos em bairros periféricos, produzindo propostas de mobilização local (campanhas de sensibilização, oficinas, parcerias comunitárias) para promover equidade. Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, analise o alinhamento formativo do projeto.

I. O tema proposto relaciona-se diretamente ao ODS 4 – Educação de Qualidade, ao promover aprendizagem equitativa, de maneira que todas as meninas e meninos tenham acesso igualitário às tecnologias e competências digitais.

II. O tema proposto se alinha ao ODS 5 – Igualdade de Gênero, que foca em eliminar todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas, inclusive aquelas relacionadas a barreiras tecnológicas.

III. O projeto se vincula ao ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, pois envolve desenvolvimento tecnológico e infraestrutura digital acessível localmente como parte das soluções propostas.

IV. O projeto tem seu foco principal no ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, pois incentiva a reutilização de dispositivos eletrônicos antigos para diminuir a geração de lixo tecnológico nas comunidades.


Está correto o que se afirma em
Visualizar Questão Comentada
Em um encontro formativo para educadores, a pauta central é a complexidade da implementação da educação antirracista nas instituições de ensino. O mediador propõe uma análise crítica de quatro modelos de intervenção pedagógica, inspirados em situações reais, para diferenciar ações superficiais de abordagens que promovem a transformação sistêmica; analise-as.

1.Uma equipe docente decide, de forma autônoma, analisar o acervo didático da escola, substituindo materiais com representações eurocêntricas e que silenciam narrativas por outros que valorizam a diversidade étnico-racial e as contribuições de matriz africana e indígena para o conhecimento.

2.Um colégio organiza anualmente a “Semana da Consciência Negra”, com a participação de palestrantes e artistas, mas mantém inalteradas a estrutura curricular e as metodologias de ensino nas demais semanas do ano letivo.

3. A Secretaria de Educação, em parceria com as escolas, promove uma formação continuada que aborda o racismo estrutural e institucional, capacitando professores e gestores a criar protocolos de acolhimento e a repensar a gestão pedagógica para combater as desigualdades raciais.

4. Em um curso de história, a temática da escravidão africana é tratada de maneira aprofundada em um único capítulo, pois há dificuldades em estabelecer conexões com a produção científica e cultural de outras áreas do conhecimento, como biologia, química e matemática.

Considerando os fundamentos da educação antirracista, analise as afirmativas a seguir.

I. A intervenção 1 demonstra a criticidade necessária no trato com os materiais e o currículo formal, reconhecendo que a descolonização do saber é um pilar da educação antirracista.

II. A intervenção 2, por focar em eventos comemorativos, exemplifica uma estratégia suficiente para o combate ao racismo na escola, pois valoriza a diversidade cultural de forma concentrada.

III. A intervenção 3 reflete a compreensão de que a luta antirracista é um processo que demanda a articulação entre formação docente, gestão e práticas pedagógicas, envolvendo toda a comunidade escolar.

IV. A abordagem demonstrada na intervenção 4, ao concentrar a temática em conteúdos isolados, é a mais eficaz para garantir que sua relevância e complexidade não sejam diluídas pela transversalidade.


Está correto o que se afirma em
Visualizar Questão Comentada