Filtrar


Questões por página:
Alguns aspectos relativos à abordagem psicossomática foram elencados abaixo. No entanto, há uma alternativa que traz um aspecto incoerente, destaque-a:
Na sequência, foi estabelecida a relação entre alguns transtornos mentais e suas manifestações sintomáticas. Analise cada alternativa e destaque a que não estabeleceu corretamente essa relação:
Visualizar Questão Comentada
A psicopatologia clínica busca elos entre duas variáveis, no intuito de estabelecer as bases para o diagnóstico e classificação dos transtornos mentais, destaque-as:
Observe as assertivas abaixo e, posteriormente, destaque a alternativa correspondente.

I – A determinação da entidade nosológica em psiquiatria é bem mais difícil do que em outras especialidade médicas.
II – Em psiquiatria, anatomopatológicos os corroboram exames para a determinação da entidade nosológica.
III – As doenças em saúde mental apresentam uma enorme patoplastia ou variações fenotípicas individuais.
IV - O nascimento da psicopatologia como ciência estrita tem como marco a publicação do livro Psicopatologia geral, de Karl Jaspers em 1913.
V - O termo psicopatologia não pode ser considerado como sinônimo de sintomatologia subjetiva, nem designa uma síndrome psiquiátrica.
Ao analisar o comportamento anormal, que caracteriza os transtornos psiquiátricos, observa-se a dificuldade em se atribuir a devida nomenclatura, classificações apropriadas e específicas e nosologias que possam distinguir o comportamento anormal e normal. Nesse sentido, há vários sistemas que visam prover essa diferenciação, sendo que a maioria dos profissionais utiliza o sistema de classificação, conhecido como Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, quinta edição, DSM-5 para diagnosticar e classificar o comportamento anormal. Assim, leia os enunciados abaixo e destaque a alternativa que traz um erro de interpretação, em relação ao DSM-5.
Visualizar Questão Comentada