Filtrar


Questões por página:
Paciente do sexo masculino, 45 anos, dá entrada no prontosocorro psiquiátrico com rebaixamento do nível de consciência, mutismo, rigidez muscular intensa e tremor grosseiro.
Ao exame, apresenta temperatura axilar de 39,4°C, frequência cardíaca de 128 bpm, frequência respiratória de 28 irpm e pressão arterial de 165 × 95 mmHg. Relata-se que, há 10 dias, iniciou uso de haloperidol 10 mg/dia para controle de episódio psicótico agudo. A mãe informa que o paciente também faz uso ocasional de cannabis. Exames laboratoriais mostram CPK elevada (12.000 U/L).
Diante do quadro clínico agudo, a principal hipótese diagnóstica e a conduta mais adequada são:
Mulher de 28 anos, no pós-parto (10 dias), é encaminhada pela equipe de obstetrícia para avaliação psiquiátrica devido a quadro de choro frequente, insônia, irritabilidade e sentimentos de inadequação como mãe.
A paciente nega ideação suicida ou pensamentos de prejudicar o bebê. Durante a entrevista, relata ter tido um episódio depressivo maior no passado, tratado com sertralina, e que suspendeu a medicação por conta própria ao descobrir a gestação.
A conduta terapêutica mais adequada para o caso é
Paciente de 35 anos, em uso de paroxetina para transtorno depressivo maior há 2 meses, apresenta boa resposta terapêutica, mas queixa-se de dificuldade para atingir o orgasmo. Refere que isso está prejudicando sua qualidade de vida.
A conduta mais adequada é 
Paciente de 52 anos com Transtorno Depressivo Maior refratário a múltiplas medicações é submetido a uma série de sessões de Eletroconvulsoterapia (ECT).
Após a sexta sessão, o paciente queixa-se de dificuldade em recordar eventos ocorridos nas semanas anteriores ao início do tratamento.
O efeito adverso cognitivo característico descrito é a 
Paciente em uso de lítio há 8 anos para Transtorno Afetivo Bipolar tipo I comparece à consulta de rotina. Refere que, nos últimos meses, tem apresentado aumento do volume urinário e sede excessiva. Ao exame físico, observa-se tremor de extremidades.
Diante desse quadro, o exame complementar prioritário para avaliar a complicação mais associada ao uso crônico de lítio é